Engenharia de Computação na POLI-USP

A Escola Politécnica (EPUSP ou POLI-USP) é a unidade da Universidade de São Paulo que ministra cursos de engenharia na cidade de São Paulo. Fundada em 1893 – antes mesmo da criação da USP – como a primeira escola de engenharia do Estado de São Paulo, sob a denominação de Escola Politécnica de São Paulo, foi incorporada à USP em 1934, tendo sido também uma das fundadoras desta universidade. Seus alunos e ex-alunos são conhecidos como politécnicos.

O ingresso nos cursos de graduação da Escola se dá, assim como para todos os outros cursos da USP, pela admissão no concurso realizado pela FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular). A Instituição oferece anualmente 750 vagas.

A escolha do curso de engenharia desejado dentro da Escola Politécnica se dá no momento de sua inscrição à época da prova vestibular (FUVEST).

Após ingressar na faculdade, as disciplinas obrigatórias do primeiro ano de faculdade na EPUSP são comuns a todos os ingressantes. A maioria das aulas serão ministradas no prédio do Biênio. No segundo ano, os alunos terão outro ciclo comum porém já mais orientado ao curso escolhido, dependendo da Grande Área em que esse se encontra. Essas GA’s comuns são:

  • GA Civil
  • GA Elétrica
  • GA Mecânica
  • GA Química

Ao final do segundo ano, os alunos serão então separados nas carreiras escolhidas no vestibular.

O curso de Engenharia de Computação faz parte da GA Elétrica, e é dividido em duas modalidades de graduação: Semestral e Quadrimestral.

Graduação Semestral

A Graduação Semestral, Engenharia Elétrica – Ênfase em Computação, segue o modelo convencional da POLI-USP. Os 3 últimos anos são cursados em 6 semestres, realizados em período integral.

A carga horária do curso é a seguinte:

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 4680 630 5310
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva 120 0 120
Total 4800 630 5430
(Estágio: 375)

Para maiores informações consulte a Grade Curricular do curso Engenharia Elétrica – Ênfase em Computação no Jupiterweb.

Para maiores informações sobre a Graduação Semestral consulte o site da POLI-USP.

Graduação Quadrimestral

A Graduação Quadrimestral, Curso Cooperativo – Engenharia de Computação, segue o modelo de graduação quadrimestral. Os 3 últimos anos são cursados alternadamente em 5 Módulos Acadêmicos e 4 Módulos de Estágio, realizados em período integral, começando por um Módulo Acadêmico.

A carga horária do curso é a seguinte:

Carga Horária Aula Trabalho Subtotal
Obrigatória 4605 2190 6795
Optativa Livre 0 0 0
Optativa Eletiva 120 0 120
Total 4725 2190 6915
(Estágio: 2040)

Para maiores informações consulte a Grade Curricular do Curso Cooperativo – Engenharia de Computação no Jupiterweb.

Para maiores informações sobre a Graduação Quadrimestral consulte o site da POLI-USP.


Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes