Polinotes App – Interface Natural de Suporte ao Processo de Anotação para o Aprendizado Multimídia

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 19 d novembro d 2013
Por Diogo Borges Krobath, Coop13

Esse post descreve o trabalho de formatura desenvolvido pelo aluno Diogo Borges Krobath do curso de Engenharia de Computação Cooperativo (2013), sob a orientação do Prof.  Dr. Antonio Mauro Saraiva e Eng. Etienne Américo Cartolano Júnior. Tema: Polinotes App – Interface Natural de Suporte ao Processo de Anotação para o Aprendizado Multimídia.


Motivação

Aulas utilizando slides em Power Point são amplamente difundidas atualmente em universidades. A utilização deste método facilita a exibição de vários formatos de conteúdo multimídia, como imagens, áudio e vídeo.

Apesar da sua praticidade, este método traz desafios aos professores para reter a atenção dos alunos, principalmente devido a situação passiva em que os alunos se encontram, falta de interatividade aluno-professor e ocasionalmente grandes densidades de informação abordadas de forma rápida. Além disso, muitos alunos assumem que tendo depois o conteúdo digital da apresentação reduz a necessidade de realizar anotações ou até prestar atenção na aula.

Estes fatores podem ter um impacto significativo na redução da aprendizagem dentro de uma sala de aula e até mesmo no estudo depois, embora os alunos tenham em mãos uma cópia da apresentação, geralmente possuem anotações incompletas ou nenhuma anotação.


Objetivos

Este projeto possui como objetivo principal o desenvolvimento de um aplicativo (Polinotes App) que incorpore princípios de aprendizagem multimídia, forneça mecanismos de apoio ao processo de anotação e recursos que possam motivar o aluno a reagir de forma ativa sobre o conteúdo apresentado em sala de aula.


Metodologia

Com o intuito de coletar requisitos para este aplicativo, inicialmente foram explorados os aspectos cognitivos da aprendizagem multimídia e a natureza do processo de anotação realizado em sala de aula por alunos. Em seguida, aspectos conceituais e tecnológicos do paradigma de interfaces naturais, como imersão ao conteúdo, melhoria da experiência de uso e aumento das formas de interatividade são incorporados ao projeto a fim de criar meios para envolver ativamente os alunos com o conteúdo da aula e consequentemente contribuir para a melhoria do seu aprendizado.

Além disso, visando a facilitar com que os alunos sigam o ritmo de uma aula ao realizar suas anotações, o aplicativo utiliza componentes do projeto Polinotes (desenvolvido pelo laboratório ArcsLab do Politecnico di Milano) para agregar a funcionalidade de recebimento automático do conteúdo multimídia sendo apresentado através de slides, assim reduzindo a necessidade de reprodução de conteúdo por parte do aluno.

O Polinotes App foi desenvolvido em C# como um aplicativo do Windows Store (plataforma de aplicativos do Windows 8). A integração com o Polinotes foi através do uso de recursos do Windows Communication Foundation (API para aplicativos orientados a serviços).


Componentes do projeto


 

Exemplo de funcionamento


Implementação

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 4.4/5 (5 votes cast)
Polinotes App - Interface Natural de Suporte ao Processo de Anotação para o Aprendizado Multimídia, 4.4 out of 5 based on 5 ratings
Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes