Auditor Automático para CMMI nível 2

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 19 d novembro d 2013
Por Giovanna da Cruz Botelho

 

Este post visa apresentar brevemente o projeto de formatura desenvolvido por Giovanna da Cruz Botelho, sob a orientação do Prof. Jorge Luis Risco Becerra no Brasil e da professora Célia Gutiérrez Cosío na Espanha. Esse projeto foi desenvolvido durante o ano letivo de 2012/2013 na Universidade Complutense de Madrid e complementado ao longo do 2º semestre/2013 na Escola Politécnica da USP, com o objetivo de desenvolver a monografia destinada ao trabalho de conclusão de curso do curso de Engenharia Elétrica com ênfase em Computação da Escola Politécnica da USP.


Objetivo

O objetivo do projeto é a produção de um auditor automático para CMMI nível 2 que gera um diagnóstico dizendo se o nível 2 foi alcançado ou não nos processos de software de uma empresa. Além de armazenar os dados, o software deve gerar um relatório de diagnóstico a partir dos dados coletados. Neste relatório deve-se destacar se o nível 2 maturidade foi atingido e, caso não tenha sido atingido, mostra-se os processos que não estão sendo cumpridos na empresa, os quais ela deve melhorar para alcançar o nível de maturidade desejado.

Motivação

Realizar um trabalho de auditoria manualmente necessita de esforços para preparar a avaliação e isto tende a causar resistência nas pessoas, as quais são o maior obstáculo à forma de melhoria. Por isso, neste trabalho pretende-se desenvolver uma ferramenta para auxiliar o auditor e facilitar o seu trabalho. Esta ferramenta será baseada em uma base de indicadores para facilitar ainda mais o trabalho do auditor, guiando-o sobre que tipo de evidência ele deve buscar para um determinado processo.

Auditor automático para CMMI nível 2

O auditor automático permite que o auditor insira as evidências encontradas para cada processo em cada projeto selecionado para análise. Os artefatos encontrados são divididos em artefato direto, artefato direto e afirmação e considera-se que uma evidência foi encontrada seguindo a seguinte fórmula:

EVIDENCIA = ARTEFATO DIRETO E (ARTEFATO INDIRETO OU AFIRMAÇÃO )

Destaca-se neste projeto a utilização do conceito de objeto processo, que se refere à representação do processo e dos seus componentes como objetos, para analisar e modelar os processos de uma auditoria CMMI em diagramas em notação BPMN. Além disso, foi definida uma arquitetura de três camadas da ferramenta, que foi implementada em JAVA utilizando o MYSQL para o gerenciamento da base de dados.

Finalmente, esta ferramenta pode ser utilizada em organizações que adotaram o CMMI nível 2 ou por consultorias especializadas em avaliação de processos. Para a fase de experimentação do projeto, a ferramenta foi utilizada no escopo de algumas empresas.


VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Auditor Automático para CMMI nível 2, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes