Ferramenta Online de BI para análise de indicadores de desempenho focados em CRM para ecommerce

VN:RO [1.9.11_1134]
segunda-feira, 18 d novembro d 2013
Por Daniel Amaral de Sousa, Coop13

São Paulo, SP – 18 de Novembro de 2013

Press release do projeto de formatura dos alunos Daniel A. Sousa, Ricardo Dall’Olio, Wagner O. Campaneli, do curso de Eng. de Computação Cooperativo da Poli, 2013. Prof. Orientador: Dr. Jorge Rady de Almeida Jr. Tema: Ferramenta Online de BI para análise de indicadores de desempenho focados em CRM para ecommerce.

Objetivo

Desenvolver uma ferramenta de BI online para atender a pequenas e médias empresas de ecommerce com análises focadas em CRM e Cohorts. Desta maneira, será possível avaliar o valor da base de clientes da empresa e fornecerinformações confiáveis para a tomada de decisões focadas em ações de marketing segmentadas.

Motivação

Com a gradativa popularização dos serviços de venda online e o progressivo aumento da confiança nas ferramentas disponíveis por parte dos usuários brasileiros, o comércio eletrônico brasileiro cresce em ritmo constante. O número total de consumidores pulou de 13,2 milhões em 2008 para 37,6 milhões em 2012, com o faturamento total subindo de 8,2 bilhões para 24,1 bilhões de reais no mesmo período, além de uma previsão de um total de 30,1 bilhões para 2013.O crescimento brasileiro também se mostra maior que a média mundial, e é esperado que até 2016, o Brasil se torne o quarto maior mercado online do mundo, atrás apenas de EUA, China e Japão.O comércio eletrônico é fortemente baseado em um modelo de marketing através de anúncios patrocinados em sites como Google e Facebook. Uma vez que se tem um grande gasto para adquirir clientes, as empresas precisam que estes clientes voltem mais vezes e retornem o dinheiro que a empresa investiu para adquiri-los. Ou seja, as empresas precisam investir em CRM (Customer Relationship Management). Além disso, investidores estão muito interessados em análises de Cohort (grupos de clientes com alguma característica compartilhada, como por exemplo o mês de execução da primeira compra) para saber em quais empresas investir.Muitas empresas deste segmento não possuem ferramentas de BI adequadas, utilizando planilhas em Excel para controle de informações e ferramentas como o Google Analytics.

Proposta

A ferramenta desenvolvida visa atender esta demanda, fornecendosuporte as ações de marketing, segmentação da base de clientes eanálises dos principais KPI’s (Key Performance Indicator) que são vistospor investidores.Inicialmente, o cliente realizará o cadastro de seus dados napágina web, polimetris.com.br, e em seguida fornecerá acesso remoto aosdados da sua loja para que seja realizado o processo de ETL e aconstrução do Data Warehouse. Posteriormente, o cliente terá acesso àferramenta de visualização, plataforma de BI, construída com Pentaho eCtools (Figura 1).

Arquitetura do projeto

Figura 1: Arquitetura do projeto.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Ferramenta Online de BI para análise de indicadores de desempenho focados em CRM para ecommerce, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts with Thumbnails

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes