Academiase: Sistema semântico de recomendação acadêmica

VN:RO [1.9.11_1134]
segunda-feira, 18 d novembro d 2013
Por Adriano Oliveira, Coop12. Siga no Twitter

Aqui é descrito sucintamente o trabalho de formatura desenvolvido ao fim do curso de Engenharia de Computação Cooperativo de 2013 do aluno Adriano R. S. de Oliveira. Este trabalho, de título Academiase: Sistema de recomendação academica, teve como professor orientador o Prof. Ricardo Luis de Azevedo da Rocha e foi desenvolvido durante o terceiro quadrimestre de 2013.

A todo momento temos de fazer escolhas. O nível de atenção e empenho que conferimos a nossas escolhas, em muitos casos, influi diretamente na qualidade dos efeitos que esperamos delas. Hoje, a tecnologia da comunicação e informação coloca a nossa disposição inúmeras ferramentas que com as quais podemos construir processos que nos auxiliem a fazer escolhas melhores e mais adequadas. Um problema de escolha sempre conta com componentes subjetivas e objetivas. Em alguns contextos, como a escolha por caminhos acadêmicos, por exemplo, os aspectos objetivos do processo decisório quase sempre possuem um alto peso na qualidade da escolha. Graças ao caminho que a evolução da organização da informação acadêmica tem tomado, a automação computacional da recomendação acadêmica hoje, apesar de ainda pouco explorado no Brasil, é plenamente viável.

 

 

 

 

Esta é uma aplicação web, desenvolvida utilizando um ambiente AMP (servidor Apache, banco de dados MySQL e linguagem de backend PHP) e HTML5, que permite ao usuário (assumindo perfis de estudantes universitários, pesquisadores ou professores) inscrever-se e informar seu conhecimento, habilidades e competências acadêmicas. Com base nestas informações, o sistema recomenda oportunidades acadêmicas, que podem tomar forma de iniciação científica, mestrado ou doutorado, de acordo com indicação de necessidade do usuário.

Este trabalho explora o poder da semântica para recomendar oportunidades acadêmicas ao usuário. Aliando anotação semântica com a inferência textual, a aplicação incorpora um algorítimo de busca e recomendação cuja ideia é explorar graus de similaridades entre aprendizados, baseados nas definições de seus conceitos.

Para ser capaz de inferir estes graus de similaridade, o sistema utiliza uma famosa base de dados léxica da língua inglesa, o WordNet, como ontologia para a descrição dos conceitos. O sistema utiliza a API do Bing Translator para adaptar a solução ao português.

 

O trabalho serve como uma prova de conceito que mostra como uma classificação concisa do conhecimento acadêmico pode trazer inúmero benefícios para a comunidade acadêmica quando aliada ao poder da semântica computacional. O trabalho, além do mais, abre caminho para o desenvolvimento de muitos outros sistemas semânticos no mesmo contexto: além de pessoas e oportunidades acadêmicas, seguindo a mesma ideia, é praticamente direta a expansão desta iniciativa para conectar pessoas com outras pessoas, instuições acadêmicas, laboratórios, grupos de pesquisa, projetos científicos, e assim por diante.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Um Comentário para “Academiase: Sistema semântico de recomendação acadêmica”

  1. In addition to high levels of vitamins and minerals, donkey milk soap also contain tons of retinol, which is a huge factor in fighting wrinkles. Retinol aids in accelerating collagen production and is recommended for early signs of aging.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #7739

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes