Ranguru – Aplicativo Móvel de Recomendação de Restaurantes

VN:RO [1.9.11_1134]
domingo, 17 d novembro d 2013
Por Kenji Sakata Jr., Coop12. Siga no Twitter

Este post visa apresentar brevemente o projeto de formatura desenvolvido ao longo do ano de 2013 como trabalho de conclusão de curso do curso de Engenharia de Computação Semestral/Cooperativo da Escola Politécnica da USP pelos alunos Gabriela da Cruz Botelho, Kenji Sakata Jr. e Maurício Takecita Uehara, sob a orientação do Prof. Edson Gomi.

O projeto consiste em um aplicativo móvel capaz de recomendar restaurantes na cidade de São Paulo, de acordo com as preferências e gostos dos usuários.

Contextualização

Cada vez mais a internet está presente na vida das pessoas. Seja no trabalho ou na vida pessoal, as pessoas tiram proveito da internet a todo momento para fazer escolhas. Com a crescente utilização da rede, originando uma enorme quantidade de informação disponível, muitas vezes os usuários experimentam dificuldades quando tentam encontrar informações relevantes para eles.

Nesse contexto, surgem os Sistemas de Recomendação, com o objetivo de selecionar informações interessantes ou úteis para um usuário especifico dentro de um grande universo de conteúdo.

Utilizando os conceitos dos Sistemas de Recomendação, podemos estimar as preferências dos usuários baseados em informações providas pelos mesmos, ou baseados em suas interações com o sistema. A partir desse modelo, um sistema inteligente consegue prever quais seriam os produtos ou serviços mais recomendados para este indivíduo.

Sistemas de Recomendação têm gradualmente sido adotados com sucesso, como é o caso do Netflix, com a recomendação de filmes, e a Amazon, inicialmente com a recomendação de livros e posteriormente com a recomendação de uma gama de produtos.

Sistemas de Recomendação são especialmente úteis quando se tem uma infinidade de escolhas, dificultando a tomada de decisão das pessoas. É justamente o que ocorre quando se tenta escolher um restaurante em uma grande cidade onde as opções são incontáveis.

Problemática dos Restaurantes

Antes mesmo de optar por qualquer solução algorítmica, a equipe de concepção e desenvolvimento pensou detalhadamente no que chamou de Problemática dos Restaurantes (PR), a qual pode ser resumida da seguinte forma:

 

Storyboard representando a PR

  • Hora do almoço na empresa ou na faculdade
  • Convida-se os colegas para comer
  • Não se sabe para onde ir e ninguém quer escolher um restaurante
  • Se alguém acaba escolhendo o restaurante, tem sempre alguém que não gosta da opção
  • Trocam-se muitas mensagens, geralmente por celular, porém, no fim, sempre vão aos mesmos lugares

A solução para a PR deve ser ágil, focada na mobilidade e suficientemente inteligente para propor um restaurante que agradasse à maioria dos colegas em um tempo mais rápido do que a troca de tantas mensagens por celular. A solução agregaria ainda mais valor se pudesse aumentar o leque de opções para a turma em relação aos restaurantes que ela já conhece. Assim nasceu o Ranguru.

Ranguru

Baseado nas teorias de Sistemas de Recomendação, o Ranguru é um aplicativo móvel desenvolvido para iPhone e Android o qual, com um simples toque, é capaz de sugerir restaurantes ao usuário que estão de acordo com suas preferências e gostos. Ele foi desenvolvido especialmente para resolver a Problemática dos Restaurantes no contexto da cidade de São Paulo.

Tecnicamente, utilizamos a abordagem dos Sistemas de Recomendação conhecida como filtragem colaborativa sob a perspectiva de usuários similares. Também selecionamos cuidadosamente o algoritmo de cálculo de similaridade para que as recomendações apresentadas agregassem valor ao usuário final.

A simplicidade é um fator crítico para o aplicativo, pois as pessoas querem obter uma recomendação de forma rápida, já que no horário de almoço as pessoas estão em trânsito e, normalmente, só com o celular. Por isso a interface prioriza a simplicidade, como pode ser observado na tela principal da aplicação.

 

Tela de recomendação

Para começar a sugerir, o Ranguru precisa que os usuários avaliem um número mínimo de restaurantes que ele já visitou para traçar de forma básica os gostos do usuário. É por isso que o processo de avaliar restaurantes faz parte do cadastro inicial do usuário. Assim que o número mínimo de avaliações, o cadastro está concluído.

Há dois tipos de recomendações possíveis pelo aplicativo. Individual ou coletiva, onde se pode adicionar os amigos presentes no sistema.

Uma vez que o usuário decida visitar o restaurante, o sistema envia um email de feedback para aumentar a base de conhecimento do Ranguru.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , ,

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes