Fusion4D – Interface Natural e Imersiva para Manipulação de Objetos 3D

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 3 d janeiro d 2012
Por Roberto Sonnino, Coop10. Siga no Twitter

Fusion4D é uma interface inovadora que utiliza óculos 3D e o Kinect para permitir ao usuário interagir com objetos 3D como se estivessem realmente em suas mãos, podendo movê-los, girá-los, aumentá-los, explodi-los em detalhes e até mesmo vê-los como seriam no passado e no futuro. Assim, a interface transmite ao usuário a sensação de imersão total em uma realidade aumentada.

Para utilizá-la é simples: o usuário só precisa usar óculos 3D, comandos de voz e as mãos para manipular os objetos. Além disso, todo o sistema usa apenas dispositivos de baixo custo, como o Kinect, e não requer o uso de monitores especiais para a exibição da imagem 3D, ficando ao alcance de todos.

Aplicações

O Fusion4D foi desenvolvido como opção de manipulação direta para o atlas anatômico VIDA, do Laboratório de Tecnologias Interativas da Escola Politécnica (Interlab). Este atlas é destinado a aulas de anatomia que usam uma grande quantidade de modelos e órgãos reais, o que torna difícil e caro manter os laboratórios. O projeto representa uma alternativa para complementar o estudo através de peças anatômicas e livros dereferência. Existe ainda o potencial para seu uso fora do ambiente do laboratório, permitindo aos estudantes a visualização dos modelos 3D em casa ou em outras situações de ensino a distância.

Além da aplicação no projeto VIDA para ensino da medicina, o Fusion4D poderá ser usado para outras aplicações médicas e educacionais, bem como em jogos, publicidade, engenharia, navegação em ambientes virtuais ou telepresença, entre outras áreas.

Como funciona?

Imagem ilustrativa do funcionamento do projeto Fusion4D

O Fusion4D utiliza imagens 3D anaglifas e um dispositivo Kinect para detecção do esqueleto e captura de voz do usuário.  O usuário interage com o sistema usando comandos de voz em inglês. Tais comandos permitem que se selecione o objeto a ser manipulado e a maneira de interagir com ele.

Comandos

O comando “grab” seleciona um objeto e permite movimentar, rotacionar ou ampliar o objeto com as mãos até que o objeto seja solto pelo comando “release“.

O comando “explode” permite observar o objeto 3D em detalhes; o comando “show label“ mostra uma etiqueta descritiva do objeto manipulado, e o comando “change model“ permite escolher outros modelos disponíveis no sistema.

Finalmente, o comando “time” permite ver como o objeto seria no passado e no futuro movimentando a linha do tempo com uma das mãos. Se o usuário precisar de ajuda sobre o sistema, o comando “help” mostra uma lista de comandos de voz.

Este projeto foi desenvolvido como trabalho de formatura pelos alunos Keila Keiko Matsumura e Roberto Sonnino, formandos da turma de 2011 do Curso Cooperativo de Engenharia de Computação, e orientado pelos professores Dr. Romero Tori (orientador) e Dr. Ricardo Nakamura (coorientador), membros do Laboratório de Tecnologias Interativas da Escola Politécnica (Interlab).

Para mais informações do projeto e dos resultados obtidos e trabalhos futuros, acesse o site do Fusion4D.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Fusion4D - Interface Natural e Imersiva para Manipulação de Objetos 3D, 5.0 out of 5 based on 3 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , ,

Um Comentário para “Fusion4D – Interface Natural e Imersiva para Manipulação de Objetos 3D”

  1. Nossa maneiro deve ser

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #960

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes