Integrando paradigmas: união da visão de negócios com a visão de TI – uma metodologia aliando BPM com SOA

VN:RO [1.9.11_1134]
segunda-feira, 21 d novembro d 2011
Por vicentim.fernando
Este post descreve o projeto de formatura desenvolvido pelos alunos Diego Francisco Billerbeck, Fernando Picelli Vicentim e Thiago Erik Petersen,  alunos da turma de 2011 do Curso Cooperativo de Engenharia de Computação, e orientado pelo Prof. Dr. Jorge Luis Risco Becerra.
Tema: Metodologia de desenvolvimento de sistemas baseado nos conceitos do gerenciamento dos processos do negócio e na arquitetura SOA

Introdução

Hoje em dia, um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas é a dificuldade de adequar os sistemas de TI às atividades do negócio (processos), de forma que os resultados obtidos com essa união muitas vezes não atendem as metas corporativas e, muito menos, o retorno sobre o investimento (ROI) esperado. Pensando nisso, o grupo desenvolveu uma metodologia baseada na integração entre Gerenciamento de processos de negócios – BPM (Business Process Management) – e Arquitetura Orientada aos Serviços – SOA (Service Oriented Architecture) – que busca atender as necessidades do negócio, altamente dinâmicas, com uma plataforma de TI altamente flexível e reutilizável e aplicou essa metodologia em um sistema para lançamentos de celulares – o SmartReleasing.

Logo do Sistema

Conceitos:

  • Business Process Management (BPM)

BPM é uma prática de desenvolvimento, execução, análise de desempenho e simulação de Processos de Negócios para trabalhar no na continua otimização e ciclos de vida desses processos.

  • Service-Oriented Architecture (SOA)

Uma prática de desenvolvimento de software que emprega disciplinas e linguagens de modelagem para fornecer soluções táticas e estratégicas aos problemas das empresas. Ela defende uma visão total da analise, desenho e arquitetura de todas as entidades organizacionais do software, concebendo-as como recursos de serviços-orientados, isto é, serviços.

Exemplo de Processos Aliados a Serviços

  • Processo de Lançamento de Celulares:

O processo de lançamento de celulares em operadoras é o representante ideal de um processo de negócio altamente dinâmico e complexo, pois envolve todos os departamentos, lida com dispositivos tecnológicos inovadores e tem curto ciclo de vida (aproximadamente 3 meses).
Assim uma solução ágil, eficiente e flexível é fundamental devido ao alto risco do investimento uma vez que um mínimo atraso acarreta em grandes perdas de parcelas de mercado.

Metodologia

A Metodologia desenvolvida pode ser dividida em 5 grandes etapas: Estudo do Processo; Concepção do Projeto de Software; Implementação do Projeto; Testes e Análises de Performance e Monitoramento e Manutenção do Processo.
  • Estudo do Processo

O estudo do Processo inicia com a modelagem As-Is, ou seja, a modelagem do processo como ele é atualmente. A modelagem pode ser feite de diversas maneiras e utilizando-se diversas linguagens como EPC, BPEL, BPMN. No caso dessa metodologia foram utilizadas as linguagens EPC e BPMN. Depois de modelado, passa-se por uma fase de Análise e Simulação com o objetivo de otimizá-lo e finalmente defini-lo formalmente pela modelagem To-Be, ou seja, a modelagem do processo a ser implementado.

Exemplo de Processo Modelado em Linguagem EPC

  • Concepção do Projeto de Software

A etapa de concepção do projeto de software parte do modelo do processo e busca identificar os Serviços a serem criados, conceber a Interface com o  usuário composta pelas telas (portlets), planejar o Gerenciamento de Dados que lida com os Bancos de Dados desse e de outros sistemas, tudo isso focando em uma Arquitetura flexível e reutilizável e na Integração dos Sistemas presentes na organização.
  • Implementação do Projeto

A implementação do projeto foi realizada com o auxilio da ferramenta webMethods, fornecida pela empresa parceira ao projeto Software AG. Nela foram implementados os serviços, as telas e as relações destes com o processo em questão, o de lançamento de celulares.

Implementação com a ferramenta webMethods

  • Testes e Análise de Performance

Uma vez o sistema implementado, começa a etapa e testes e análises de desempenho para verificar não somente o bom funcionamento do mesmo como também se as vantagens buscadas na modelagem do processo To-Be foram atendidas com essa nova solução em comparação ao processo anterior As-Is.
  • Monitoramento e Manutenção do Processo

A última etapa envolve o monitoramento do Processo através de indicadores de performance (KPIs) bem definidos e a manutenção do mesmo toda vez que novos requisitos de negócios forem surgindo e alterações no sistema e tornem necessárias.

Dashboard de Monitoramento do Processo

Resultados Esperados

A partir da analise do desempenho e metodologia de implementação estimamos que o sistema SmartReleasing permita não somente uma execução rápida e eficiente do processo, como também fornece visibilidade para identificar gargalos e pontos críticos do processo. Em paralelo, a arquitetura de TI flexível permite sua manutenção e adaptação a medida que novas necessidades de negócios surgem.

Parcerias

Foram utilizadas ferramentas de BPM e SOA do Software AG, uma das empresas líderes do segmento segundo pesquisas dos grupos Garner e Forres ter, que ofereceu apoio ao projeto com software e materiais de treinamento gratuitos.
O projeto foi desenvolvido no Laboratório de Fábrica de Software do LTS – PCS – POLI.

Parceiros

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)
Integrando paradigmas: união da visão de negócios com a visão de TI - uma metodologia aliando BPM com SOA, 5.0 out of 5 based on 5 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , ,

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes