SENSUS: Reconhecedor Automático de Expressões Faciais para Publicidade e Propaganda

VN:RO [1.9.11_1134]
sexta-feira, 18 d novembro d 2011
Por Carla Guillen Gomes

O sistema Sensus utiliza técnicas e algoritmos de visão computacional com o objetivo de reconhecer automaticamente expressões faciais e classificá-las em emoções.

O cenário vislumbrado para a aplicação publicitária é o de uma vitrine de shopping, na qual as reações expressas pelas características faciais dos passantes são registradas e avaliadas. A partir desta análise, é possível verificar como o design da vitrine e a maneira de exposição das mercadorias afetam as reações dos consumidores, tanto positivamente como negativamente. Constituindo assim uma maneira de se avaliar e comparar os impactos alcançados com diferentes estratégias.

O sistema realiza a aquisição e processamento de uma sequência de imagens obtidas através de uma webcam e possibilita, através da produção de gráficos, a exibição de informações relevantes a um usuário da área de publicidade e propaganda que deseje medir a eficácia de uma campanha publicitária.

O reconhecimento consiste em 3 etapas principais. A primeira delas é a detecção de um rosto em uma imagem. Esta etapa é feita através do Algoritmo de Detecção Facial de Viola-Jones, que foi explicada neste post do Filipe Campos.

A segunda etapa realiza a extração e codificação das características faciais. Nesta etapa é utilizado o método baseado em texturas, denominado LBP (local binary pattern) em regiões de interesse da face (região compreendida pelos olhos e sobrancelhas e a região da boca).

A terceira e última etapa consiste na classificação das expressões nas diferentes categorias existentes, no sistema é utilizada uma técnica de aprendizado de máquina, a SVM (support vector machine).

Para a geração de relatórios contendo gráficos foi desenvolvido um módulo utilizando a linguagem Python com o framework Django, junto com bibliotecas de JavaScript.

As emoções reconhecidas pelo sistema são: Felicidade, Tristeza, Surpresa e Nojo, além da expressão neutra.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Bruno Pezzolo dos Santos, Carla Guillen Gomes e Guilherme Melo Prestes Campos, sob a orientação da Profa. Dra. Anna Helena Reali Costa.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (8 votes cast)
SENSUS: Reconhecedor Automático de Expressões Faciais para Publicidade e Propaganda, 5.0 out of 5 based on 8 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , ,

Um Comentário para “SENSUS: Reconhecedor Automático de Expressões Faciais para Publicidade e Propaganda”

  1. Ítalo de Pontes Oliveira

    Gostei muito deste projeto.

    Gostaria de contactar os alunos envolvidos para saber quais os resultados obtidos, como a pesquisa foi feita, etc.

    Existe algum relatório ou “.pdf” que eu possa encontrar tais informações?

    Agradeço pela atenção.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #1282

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes