Dennis Ritchie, 1941 – 2011

VN:RO [1.9.11_1134]
quinta-feira, 13 d outubro d 2011
Por Lucas "Sugis" Lago, Comp09. Siga no Twitter

Mês triste esse outubro de 2011 hein?

Dennis Ritchie é um pouco (ha-ha) menos conhecido que o Steve Jobs, mas merece uma página de destaque tão grande quanto Steve.

Ritchie é reconhecido por duas grandes criações, que vivem até hoje e revolucionaram a computação. A linguagem de programação C e o sistema operacional UNIX.

Vencedor do prêmio Turing em 1983 pelo seu trabalho com o UNIX. Sistema esse que continua sendo base para uma parte dos sistemas operacionais utilizados nos dias de hoje ( incluindo o MacOS do outro homenageado do mês ).

Tudo que posso dizer é que ele mudou a computação e agradecer por deixar um legado tão importante!

Valeu Ritchie! Break;

 

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Dennis Ritchie, 1941 - 2011, 5.0 out of 5 based on 3 ratings
Related Posts with Thumbnails

Um Comentário para “Dennis Ritchie, 1941 – 2011”

  1. Altamir Gomes

    Só reiterando a importância das criações de Ritchie para o desenvolvimento de SOs, uma vez que além do próprio UNIX, a linguagem C foi difundida nesse meio devido a integrar sintaxe acessível e portabilidade com o uso de comandos intrínsecos como o código montador ao nível de máquina (Assembly), este último fator crítico para o correto uso das peculiaridades da máquina (chamadas, salvamento de registros, exceções, workarounds sobre errata e bugs do processador etc.) aliado a um alto desempenho.

    O Linux dá uma mostra de utilidade da combinação entre poder e simplicidade da C ao permitir que os próprios usuários modifiquem e acrescentem melhorias facilmente a um SO robusto e altamente confiável.

    Curiosamente, essa também é a linguagem predileta (juntamente com o C++) dos desenvolvedores dos aplicativos multimídia, simuladores e realidade virtual avançada, os quais requerem máxima velocidade de processamento em tempo real associada à utilização de todos os recursos disponíveis (SIMD, multiprocessamento simétrico etc.) do processador central. O desempenho dos mesmos aplicativos em linguagens mais modernas como Java e C# é comparativamente baixo, o que impossibilitaria a difusão e popularização do estado-da-arte em multimídia, e, por este motivo — mas não apenas — devemos mais uma vez agradecer Ritchie, que tal como Steve Jobs esteve à frente de seu tempo.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #657

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes