Apresentando Ploobs Engine

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quarta-feira, 23 d março d 2011
Por Thiago Dias Pastor, Coop 10

Olá Pessoal !! Neste artigo pretendo apresentar a Ploobs Engine, nossa engine de jogos. Inicialmente a ideia é mostrar as features principais e num futuro próximo postar alguns tutoriais.

O que é a Ploobs Engine ?

É uma Engine para criação de jogos e aplicativos gráficos desenvolvida em XNA 4.0, C# .Net 4.0 e HLSL. Criada para ser simples de extender e fácil de usar, mesmo para aqueles que não conhecem com profundidade computação gráfica.

Cena com Reflexão, Refração, Animação, Glow, iluminação e SkyBox

O framework construído é bastante extenso, sendo constituído de diversos módulos responsáveis pelas tarefas mais comuns utilizadas em jogos como: Controle de Entrada, Simulação Física, Renderização Gráfica, Inteligência Artificial e Controle de Recursos.

O foco principal da Engine esta na parte gráfica, que usa a técnica de renderização Deferred Shading, a mesma encontrada em jogos como Startcraft II, Crysis II e KillZone II.

O render construído fez parte do nosso projeto de formatura. Uma explicação bastante profunda do funcionamento da técnica e da nossa implementação pode ser encontrada na nossa tese.

Quais são as Funcionalidades Principais ?

A PloobsEngine suporta praticamente todas as funcionalidades de uma Engine Directx 9c, sendo as principais:

  • Deferred Render com suporte a Bump Map, Specular Map, Glow Map e Paralax Map (técnicas usadas para simular materiais e aumentar o realismo dos jogos)
  • Sistemas de partículas
  • Simulação física
  • Som 3D e 2D
  • Luzes Dinâmicas com Sombra
  • Animação por ossos (Bone Animation)
  • Terrenos
  • Reflexão e Refração em Tempo Real
  • Sistema de GUI (HUD)

Foram utilizados diversos algoritmos e técnicas encontradas em jogos que estão atualmente no mercado, sempre que possível escolhíamos algoritmos que exploravam ao máximo a GPU.

O nosso grande diferencial esta no uso da técnica Deferred Shading ao extremo, nenhuma Engine XNA não comercial utiliza esta técnica desta forma.

Para uma lista bem mais completa das funcionalidades, de uma olhada no site do projeto.

Ambient Scattering, Vegetação e Partículas ao fundo

O que você precisa para começar a usar a Ploobs Engine ?

Para um uso mais simples, somente conhecimento básico de C# é necessário, não é preciso conhecer computação gráfica ou XNA.

Para o desenvolvedor, é necessário instalar a XNA 4.0 SDK, o .Net 4.0 Framework e o Visual Studio 2010 completo ou express. Em termos de hardware é necessário apenas ter uma placa de vídeo compatível com DirectX 10 (Shader Model 3.0).

Por onde que eu começo ??!!

Temos uma seção com tutoriais básicos no site do projeto, além de alguns pacotes com diversos demos de funcionalidades (cerca de 30 demos bastante comentados) .

Estamos trabalhando para criar outros tutoriais e alguns demos reais (pequenos Showcases). Junto com a DLL da Engine, temos um documento (.chm) explicando os conceitos básicos da Engine.

Como que a Engine é distribuída ?

Atualmente existem as seguintes formas de distribuição:

Iluminacao e Lod

  • Código Fonte Completo através do nosso repositório Mercurial (este repositório contem apenas a ultima versão estável no branch principal).
  • DLL Única contendo todas as dependências e documentação.
  • Através dos pacotes de Demos.

A idéia é lançar uma versão estável periodicamente e diversas outras versões betas intermediarias. Caso algum bug crítico seja encontrado, iremos corrigir a versão estável o mais rápido possível. Os Demos e o arquivo de documentação serão atualizados apenas no lançamento de versões estáveis, a documentação do site será atualizada assim que as versões intermediárias forem lançadas. Pretendemos manter compatibilidade com as versões antigas sempre que for possível.

Nosso RoadMap

Num futuro próximo pretendemos melhorar a estabilidade, a  documentação e corrigir os bugs que vão “surgindo”, em um futuro um pouco mais distante pretendemos adicionar suporte a Rede.

Junte-se a nós !!!

Iluminacao avancada

Antes de tudo, o projeto não tem fins financeiros.

Precisamos de pessoas que gostem de computação gráfica (não é necessário nenhum conhecimento prévio, temos diversos materiais para auxiliar no aprendizado do pessoal), principalmente programação de  shaders (código que roda na placa de vídeo).

Precisamos também de pessoas dispostas a fazer demos e Showcases (pessoas que não irão entrar em contato com o core da Engine).

Duvidas ? Quer saber mais ? Deixe um comentário aqui ou mande um email: contato@ploobs.com.br

Time Atual

Thiago Dias Pastor – COOP10

Bruno Duarte Correa – COOP10

Links

XNA 4.0 Alpha Release: http://ploobs.com.br/?p=725

Site do projeto: http://ploobsengine.codeplex.com/

DLL, Documentação e Tutoriais (Xna 3.1 Version): http://sourceforge.net/projects/ploobsengine/files/

Nosso Fórum: ploobs.com.br/forum

Nosso Blog: ploobs.com.br/

Nosso Twitter : @ploobsengine

Agradecimentos

  • Toda a galera do COOP10 por ter nos aguentado nesses últimos anos, em especial o Filipão e o Kayatt.
  • Ao Professor Ricardo Nakamura, nosso orientador no TCC, e seus conselhos sagazes.
  • A nossa Equipe da ImaginCup 2010, a experiência adquirida mudou completamente o desenvolvimento da engine.

ScreenShots


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111 Comentários para “Apresentando Ploobs Engine”

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