Conectividade IPv6 em casa – Parte 1

VN:RO [1.9.11_1134]
quinta-feira, 3 d fevereiro d 2011
Por Hernan Martinez, Comp08

Ola pessoal. Conversando com os colegas da lista de e-mail de computação da POLI resolvi escrever este meu primeiro post explicando como obter conectividade IPv6 em casa desde já. Espero assim ajudar a estarem preparados parar o World IPv6 que ocorrerá dia 8 de Junho de 2011.

Neste primeiro post falarei como obter um túnel que lhe dará apenas um IPv6 Real (global unicast) e fixo. Na Parte 2 falarei como obter toda uma sub-rede para que você possa dar à todos os dispositvos da sua casa um IPv6 real sem NAT.

Não falarei muito sobre formas de endereçamento do IPv6 pois devo me focar em como conseguir conectividade em casa através de túneis, apenas lembrando que são 128 bits, dos quais 48 são de prefixo, 16 de sub-rede e 64 de identificador de host em uma sub-rede. Para mais detalhes sugiro ler o curto artigo na Wikipédia sobre endereçamento IPv6.

Tunnel Brokers

Para conseguir conectividade IPv6 quando o nosso provedor não nos fornece IPv6 nativamente devemos usar um dos métodos de transição que já foram criados e normalizados com este intuito. Um deles é o 6in4, que utiliza-se de um stream de pacotes IPv4 entre dois nós da rede sobre o qual são encapsulados os pacotes IPv6. Este protocolo de encapsulamento utilzado pelo 6in4 é o protocolo-41 (41 é o número que irá aparecer no campo Protocol do cabeçalho do pacote IPv4) chamado de IPv6 Encapsulation.

Para conseguirmos nos conectar à Internet através de IPv6 precisamos de um nó que receba os pacotes IPv4 , desencapsule-os e os encaminhe à Internet IPv6 fazendo também o sentido contrário.

Os Tunnel Brokers são serviços que permitem a requisição de uma conectividade IPv6 e existem alguns gratuitos como o projeto SixXS com um ponto de acesso (nó que irá nos conectar à internet via IPv6) no Brasil. Por este motivo falarei mais de como obter um túnel no site www.sixxs.net.

Conectividade IPv6 com encapsulamento sobre IPv4

SixXS

O Tunnel Broker SixXS é gratuito. Porém para obtermos um túnel precisaremos seguir a receita de bolo:

Crie um Handle/Login no site www.sixxs.net. Tal Handle serve para identificar você legalmente então você deve preencher corretamente os dados pedidos. Isto é necessário para evitar que usuários utilizem a conectividade como uma forma de se tornarem anônimos e realizar ações ilegais na Internet.

Se você se deparar com avisos de perigo ao se logar no site com HTTPS você pode ignorá-los e continuar o acesso ao site, porém para não obter mais estes erros você deve instalar o Certificado de Raiz da CACert.org Classe 1 no formato PEM do site da CACert.org

Responda ao e-mail de verificação e espere de 1 dia até 1 semana (porém no meu caso foram apenas 12 horas) pelo e-mail de confirmação com o seu Handle/Login e Senha. A verificação é feita manualmente pelo pessoal do SixXS e por isso a demora.

Escolhendo o tipo de Túnel

Antes de prosseguirmos com a requisição de um túnel com IPv6 Real e Fixo, deve-se decidir qual tipo de túnel irá ser requisitado. Escolha:

  • 6in4-static – Quando você possui IPv4 real e fixo;
  • 6in4-heartbeat – Quando você possui IPv4 real variável (caso mais comum com PCs ligados diretamente à internet) OU quando você está atrás de um NAT  (isto é, o roteador possui o IPv4 real variável mas você possui um IP de rede privada como 192.168.x.x por exemplo) e pode configurar o seu IP local no DMZ do roteador de forma que todos os pacotes que vêm da Internet e vão para o IPv4 real do roteador doméstico sejam encaminhados pelo NAT para o seu IP local da forma 192.168.x.x;
  • AYIYA – Quando você está atrás de um NAT e não há como configurar o DMZ do seu roteador.

Neste post falarei apenas do segundo tipo de túnel que é o mais comum em cenários residenciais e é o qual eu uso em casa atualmente.

Requisitando e obtendo um Túnel

Logue e faça o request de um Túnel, escolhendo o Ponto De Acesso mais próximo a você. Por enquanto o único no Brasil fica em Uberlândia, MG e pelos meus testes, possui apenas 40ms de latência. O nome do PoP é brudi01. Quando for preencher o motivo pelo qual você escolheu este PoP pode dizer que é o único em seu país.

Novamente o seu pedido será analisado pelo pessoal do SixXS e a resposta deverá chegar no dia seguinte. Logue novamente no site e veja que agora há um túnel na sua lista de túneis. Clique nele.

Exemplo de túnel 6in4 heartbeat aprovado

Os dados mais importantes que você deverá ter em mãos quando for configurar o túnel no seu computador são:

  • PoP IPv4
  • IPv6 Prefix
  • Your IPv6

Neste instante você possui apenas um IPv6 fixo real e um gateway padrão IPv6. No exemplo ao lado o endereço é 2001:1291:200:200::2 e o  gateway padrão é 2001:1291:200:200::1. A máscara de sub-rede é /64, isto é, 64 bits à esquerda são ‘1’s e os restantes à direita são ‘0’s.

Configurando o túnel no Windows Vista/7

Agora você irá criar e configurar o adaptador virtual 6in4 do seu computador através do comando netsh, pois infelizmente o Windows não exibe o adaptador virtual nas Conexões de Rede. Para isto abra o Prompt de Comando como Administrador e digite :

1) netsh in ipv6 add v6v4tunnel sixxs [seu endereço ipv4] [endereço ipv4 do PoP]

Isto irá criar o adaptador virtual de túnel.

O campo [seu ipv4] deverá ser o seu IPv4 da internet (caso você esta conectado diretamente à Internet) ou o seu IPv4 Local (caso você esteja atrás de um NAT, mas não esqueça de configurar este IP Local no DMZ do seu roteador!!!!).

2) netsh in ipv6 add address sixxs [seu endereço IPv6]

Isto irá definir o IPv6 real e fixo ao seu adaptador virtual recém criado

3) netsh in ipv6 add route [Prefixo IPv6, 64 bits à esq. apenas]/[Tamanho da máscara de sub-rede] sixxs

Isto irá dizer à tabela de roteamento qual o seu prefixo e a sua máscara de sub-rede e também que para acessar a sub-rede IPv6 (entre você e o seu PoP, deve-se usar a interface “sixxs” diretamente sem roteadores). Ignore caso o netsh retorne que esta rota já existe.

4) netsh interface ipv6 add route 0::/0 sixxs publish=yes

Isto irá dizer à tabela de roteamento que para acessar a rede 0::/0 (ou seja , toda a Internet IPv6) deve-se utilizar a interface “sixxs”.

Finalmente, se estiver no Windows Vista:

5) netsh firewall set icmpsetting SixXS enable all

Isto irá permitir que o computador seja “pingado”

Exemplos de alguns comandos:

Com uma conexão direta à Internet com  IPv4 real 189.56.76.123

1) netsh in ipv6 add v6v4tunnel sixxs 189.56.76.123 201.48.254.14

OU, se for rede local atrás de NAT com IPv4 local 192.168.0.11

1) netsh in ipv6 add v6v4tunnel sixxs 192.168.0.11 201.48.254.14

2) netsh interface ipv6 add address sixxs 2001:1291:200:200::2

3) netsh interface ipv6 add route 2001:1291:200:200::/64 sixxs

No passo 3 verifique que não foi utilizado o último algarismo “1”,  do prefixo, pois o prefixo é toda a parte do endereço que bate com a máscara (apenas 64 bits à esquerda) e o endereço 2001:1291:200:200::1 é na verdade o endereço IPv6 do seu PoP.

Mantendo o PoP informado da mudança do seu endereço IPv4 Real

O projeto SixXS criou um programa chamado AICCU para, entre outras coisas, implementar o protocolo de heartbeat mantendo o túnel ativo e informando ao PoP qual o seu IPv4 real.

Deve-se estar com o relógio do computador atualizado, pois o heartbeat usa ticks com timestamp para manter o túnel ativo.

Há duas versões, a console e gui. No momento, se você estiver usando Windows 64 bits com o túnel tipo AYIYA você deve utilizar a versão console, mas como estamos utilizando um túnel do tipo 6in4-heartbeat, a versão gui nos serve. Faça download do mesmo.

Abra o AICCU, logue com o seu Handle e Senha, escolha o seu túnel, marque Behind Nat se você estiver atrás de um NAT, e clique em Enable. Se você quiser que o túnel seja ativo automaticamente quando abrir o AICUU marque Auto Enable.

Feche a janela e o AICCU irá se minimizar. Você deve mantê-lo rodando para manter o túnel funcionando.

DNS com IPv6

A resolução de nomes DNS é independente da versão do IP que você usa para fazer pedidos DNS aos servidores DNS.

Por exemplo, os servidores DNS do Google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 retornam tanto endereços v4 quanto v6  para o nome www.google.com

O importante é que você deve utilizar servidores DNS que retornem endereços IPv6 também. Sugiro o uso dos servidores DNS do Google que permitem o acesso o Facebook através de www.v6.facebook.com ou http://ipv6.google.com.

Testando a conexão

Tente ping ipv6.google.com

Acesse www.sixxs.net e verifique no rodapé que o site reconheceu que a sua conexão foi feita por IPv6.

Acesse www.v6.facebook.com.

O site Test-IPv6 é uma ótima forma de testar a conectividade IPv6.

Parte 2

No próximo post , mostrarei como obter uma sub-rede com prefixo /48, tornar o seu computaor, que possui o Adaptador Virtual IPv6, um roteador IPv6, e permitir que você tenha 2^16 subredes em casa cada uma com 2^64 dispositivos; todos com IPv6 reais (Global Unicast) da Internet.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 4.9/5 (15 votes cast)
Conectividade IPv6 em casa – Parte 1, 4.9 out of 5 based on 15 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , ,

54 Comentários para “Conectividade IPv6 em casa – Parte 1”

  1. Carlos Freire

    Parabéns pelo artigo, muito bem (d)escrito!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #399
  2. Marco Tulio

    Muito bom, parabens pelo artigo, estava com dificuldade para configuração do Tunnel Sixxs, e assim funcionou beleza.
    Só uma pergunta, se eu quizer deletar a interface Sixxs que foi criada, juntamente com os endereços, qual o comando Netsh devo usar.

    Grato.

    Marco Túlio

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #432
    • Hernan Martinez

      Não teste aqui hehehe. Mas deve ser:
      “netsh in ipv6 reset”

      nao sei se já exlcui a interace ‘sixxs’ tb, por via das dúvidas

      “netsh in ipv6 delete interface sixxs”

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: +1 (from 1 vote)
      #433
      • Marco Tulio

        Valeu Hernan,

        Funcionou beleza.

        Fiz uns testes tambem com o Tunnelbroker.net da Hurricane Eletric, e é muito legal, vc pode criar até 5 tuneis, combinar os tuneis, se for um AS pode inclusiver fazer roteamento BGP.

        Visite vale a pena, o unico problema é o tempo de resposta pois não tem POP no Brasil.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #435
  3. Hernan Martinez

    Vale a pena conferir: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/bb736546(v=vs.85).aspx

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #434
  4. Rodrigo

    Boa tarde!
    Meu amigo,fiz isso no pc de casa,mas não quer conectar,o que faço para reverter isso?
    Acho que eu sou tolo e não entendi direito. =(
    Obrigado!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #646
    • Hernan Martinez

      Com reverter você quer dizer desfazer todas as configurações do IPv6? Se sim então tente:
      Abra o prompt de comando no modo Administrador e digite:

      “netsh in ipv6 delete interface sixxs”

      depois

      “netsh in ipv6 reset”

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: +1 (from 1 vote)
      #647
  5. Sérgio

    Hernan, boa tarde.
    Eu configurei tudo conforme orientou e ontem consegui a conexão IPv6. Fiquei bastante contente pois não sou da área de computação. Ao ligar o PC hoje vi que não estou mais conseguindo a conexão em IPv6. Está tudo ativado, AICCU funcionando e pulsando, e behind NAT ativado. Tenho um roteador VOIP WRTP54G que, pelo que entendi, tem como configurar o DMZ e está ativado, tanto que ontem consegui a conexão. Meu windows é o 7 ultimate, 64 bits. Faz ideia do que pode estar ocorrendo e como posso resolver o problema? Será que toda vez que eu quiser a conexão IPv6 vou ter que fazer toda a configuração novamente pelo prompt de comando?
    Obrigado.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #722
    • Hernan Martinez

      Ola Sérgio.
      Infelizmente, nas poucas vezes em que isso aconteceu comigo, a unica forma que eu consegui resolver era reiniciar o modem (não refazer a configuração dele, apenas dar reboot ou desligar e ligar) fechando o AICUU antes e abrindo depois que a internet voltasse.

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #723
      • Sérgio

        Hernan, fiz o que indicou e até reiniciei o PC. Agora, o AICCU não mostra mais o provider SIXXS como antes e dá uma informação que precisa de um service name que é o SIXXS mas que não tem como colocar. Se eu estiver sendo muito NOOB para vc, avise-me que eu não lhe incomodo mais. Existe a possibilidade do meu kaspersky estar bloqueando alguma coisa?
        Muito obrigado pela atenção e pela paciência.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #724
        • Hernan Martinez

          Putz, quanto ao Kapersky eu não sei. Só sei que ele é famoso por atrapalhar os programas.
          Quanto ao AICCU nao mostrar a configuração: Tente mover ele para uma pasta sua, como meus documentos, Pois ele salva um arquivo de configuração. Vc tera que refazer as configurações do AICCU (é apenas a senha e usuário se não me falha a memória)

          VN:F [1.9.11_1134]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          #725
          • Sérgio

            Hernan, não obtive êxito. Fui tentar reiniciar todo o processo e ao digitar o delete interface olha o que deu:

            Microsoft Windows [versão 6.1.7601]
            Copyright (c) 2009 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

            C:\Windows\system32>netsh in ipv6 delete interface sixxs
            Falha catastrófica

            C:\Windows\system32>

            No aguardo de orientações. Obrigado mais uma vez.

            VA:F [1.9.11_1134]
            Rating: 0 (from 0 votes)
            #726
          • Hernan Martinez

            Sérgio, pode ter corrompido algo na configuração do ipv6 no seu Windows.
            Eu nunca vi a msg de Falha Catastrofica em nenhum comando do netsh
            Tente executar o comando “netsh in ipv6 reset” no prompt de comando aberto como administrador, reinicie faça o procedimento denovo.
            Avise se funcionar ou não.

            VN:F [1.9.11_1134]
            Rating: 0 (from 0 votes)
            #761
  6. Cláudia Nascimento

    Olá Hernandes! Gostaria de parabenizar pelo artigo mas infelizmente não consegui realizar as instruções a partir do “Com uma conexão direta à Internet com IPv4 real 189.56.76.123″. No cmd surge a seguinte mensagem:
    Você não foi conectado porque existe um nome duplicado na rede. Se estiver ingressando em um domínio, vá para Sistema no Painel de Controle para alterar o nome do computador e tente novamente. Se estiver ingressando em um grupo de trabalho, escolha outro nome de grupo de trabalho.
    Então fiz o que pediu todas as alterações possíveis mas continua dando esta mensagem depois que reinicia o note.
    Me ajudeeeeee por favor!!!!=)

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #757
    • Sérgio

      Oi, Cláudia. Desculpe-me intrometer, não sou da área de computação, mas esse mesmo problema aconteceu comigo. O que eu precisei fazer foi ter que desfazer o túnel, não me lembro bem, mas foi um comando do tipo uninstall netsh, ou algo parecido. Tive problemas com o meu roteador tentando usar esse túnel para acessar IPv6 e optei por usar outro túnel pelo freenet6 IPv6 Service, que resolveu o meu problema de conexão IPv6.
      Espero ter ajudado.
      Att.
      Sérgio.

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #759
      • Cláudia Nascimento

        Obrigada Sérgio pela ajuda. Logo depois de postar, instalei a versão gui do programa que o Hernan informou, daí consegui realizar todos os testes via v6, inclusive acessar páginas em v6. Achei até um pouco estranho mas como funcionou decidi não desfazer os comandos e deixar como está, inclusive o site test-ipv6.com funcionou corretamente meu endereço v6, dns v6. Mesmo assim obrigada Sérgio.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #763
        • Hernan Martinez

          Ola Claudia.
          Uma pergunta: No passo de digitar o comando “netsh in ipv6 add v6v4tunnel sixxs 189.56.76.123 201.48.254.14″ qual ip você? colocou? Esse IP 189.56.76.123 ou o seu IPv4 dinâmico da sua conexão com a internet?
          Se vc colocou esse IP 189… então é por isso que não funcionou, porem o AICUU, o programa que vc tem que manter aberto para manter o túnel ativo, corrige esse IP toda vez que vc ativa o tunel, pois ele informa ao servidor do PoP qual o seu IPv4 real.

          Devo escrever ainda neste fds o tutorial para configurar o pc, que está com conexão IPv6, como roteador IPv6, e sim, sem NAT pro IPv6 :D

          VN:F [1.9.11_1134]
          Rating: +1 (from 1 vote)
          #765
  7. Cláudia Nascimento

    ops…desculpa!!!HERNAN!!!rsrsrsrs

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #758
  8. Sérgio

    Hernan, obrigado pelo retorno. Agora, eu posso ter dois túneis instalados no PC? Como eu disse no post da Cláudia, estou usando o Freenet6 como túnel, mas a conexão é pelo Canadá.
    Quando eu fiz o processo todo que vc orientou, funcionou que foi uma beleza, mas no dia seguinte, não funcionava nada. Acho que já comentei isso contigo. Depois, deu uma travada no meu roteador e nada da internet e meu telefone VOIP funcionarem. Desisti de tentar colocar esse túnel novamente por causa do roteador. Mesmo assim, vou tentar fazer o comando que me indicou e ver se a conexão funciona novamente. Na pior das hipóteses, terei que configurar o meu roteador novamente, mas dessa vez, farei um backup das configurações do roteador, kkkkk.
    Um grande abraço e obrigado pela atenção. Por favor, corrija-me no post da Cláudia se eu estiver errado.
    Att.
    Sérgio.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #762
    • Hernan Martinez

      Olá Sergio. Sim voce pode ter dois tuneis, porem só um deles sera usado (nao sei onde define a ordem de prioridade/métrica) porque você terá dois gateways padrão para a conectividade IPv6 do seu pc.

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #764
      • Sergio

        Hernan, a coisa está feia aqui, kkkkk. Dei um reset conforme orientou, reiniciei o PC e, ao tentar fazer os passos novamente, deu o mesmo problema que a Cláudia reportou “Você não foi conectado porque existe um nome duplicado na rede”. Já mudei os IPs e o mesmo problema continua. O comando : C:\Windows\system32>netsh in ipv6 delete interface sixxs
        ainda dá a seguinte resposta: Falha catastrófica.
        Existe algo mais a se fazer?
        Abs.
        Sérgio.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #767
  9. Bmeirelles

    Oi Hernan, quando vai disponibilizar a parte 2 do artigo? Pode explicar também como fazer para linux? É que tenho um server linux em casa, estou aguardando a rede /48 e pesquisando na internet não estou achando artigos claros como o que voce fez.

    Abraços e obrigado por postar estas informações.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #777
  10. Celia

    Carlos, boa noite! Parabéns pelo seu artigo ótimo, será que vc poderia estar me ajudando tive que formatar o meu PC com isso eu tinha um IP padrão 192.168.0.1 o qual era o IP do meu roteador da D-LINK que eu usava só que depois que formatei percebi que o IP mudou
    ipv4 189.32.207.237 o qual esta programado automaticamente se eu tento mudar para o IP padrão ocorre conflito entre o IPV4 e IPV6, conclusão não consigo mais me conectar através do roteador(sem fio) só com conexão local, vc teria uma solução?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #949
  11. Hernan Martinez

    Atendendo a pedidos veio a parte 2: http://www.bitabit.eng.br/2012/05/13/conectividade-ipv6-em-casa-%e2%80%93-parte-2/

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #990
  12. daniel

    valeu funcionou.aonde eu coloco esse DNS.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #998
  13. Hernan Martinez

    Na propriedades da sua conexao com a internet, que na maioria dos casos seria nas propriedades da placa de rede ligada ao modem ou à placa de rede ligada na rede que se conecta ao roteador doméstico.

    Voce entra nas propriedades da conexão, depois seleciona o ipv4 e clica em propriedades denovo. Vá na opcao usa o seguinte dns e digite: 8.8.8.8 e 8.8.4.4

    Repita para o ipv6 dentro da mesma conexao de rede e adicione 2001:4860:4860::8888 e
    2001:4860:4860::8844

    As instruções estão aqui: https://developers.google.com/speed/public-dns/docs/using

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1000
    • ok ja coloquei os DNS ,e agora ,pois nao vi nenhuma diferença .

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #1002
      • so mais uma coisa ,eu utilizo o windows 7 e na e quando quero ver o status da conexao , e la tem o seguinte:

        conexao:
        conectividade Ipv4 = internet
        conectividade ipv6 = sem acesso a rede
        como mudo isso.
        e como coloco um gateway padrao para o ipv6 ,pois no ipv4 eu tenho o seguinte : exemplo .182.168.1.1 ,como faço para botalo no ipv6?

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #1003
        • bmeirelles

          se voce instalou o “programinha” no computador, acredito que nao precise colocar o gateway padrao, pois aqui não precisei…só precisei apontar uma rota no meu servidor, mas no caso aqui eu instalei no servidor e distribui os ipv6 pra os computadores da rede.

          VA:F [1.9.11_1134]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          #1005
        • Hernan Martinez

          daniel. A conexão virtual “sixxs” não aparece das conexões de rede do windows pela interface gráfica, somente pelo comando “ipconfig” no prompt. Então a conexao local vai acusar Sem Acesso a internet via IPv6 mesmo.

          para você saber se a sua conexão IPv6 está funcionando basta digitar “ping ipv6.google.com” no prompt de comando. Não esqueça que o programa AICCU deve estar rodando.

          VN:F [1.9.11_1134]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          #1006
          • eu instalei o AICCU e coloquei como no tutorial,mas toda vez que eu ligo o pc tenho que colocar o login e sanha,como faço para ele ligar direto sem eu precisar colocar o login e a senha toda hora.pois eu ja coloqui o programa para inicialiar quando o windows e ligado,so que tenho quee fazer login toda a hora.no site da sixxs tem um tutorial para criar um arquivo .conf ,mas nao deu certo;

            VA:F [1.9.11_1134]
            Rating: 0 (from 0 votes)
            #1009
  14. bmeirelles

    Fala meu mano, obrigado pelo tutorial, ajudou muito…embora tenha sido feito para windows, consegui fazer funcionar no meu server linux, fazendo nat no V4 e atribuindo o V6 para minha rede interna via RADVD.

    Me tire apenas 2 dúvidas por favor:

    existe alguma forma de um único serviço atribuir os ips,gatweay e dns ao mesmo tempo?? pois nas pesquisas que fiz, o DHCP não anuncia os ips e gateway…..e o RADVD, anuncia os ips e gateway, mas não o DNS… O pessoal ta fazendo “gambiarra” usando os dois serviços, um anunciando o dns e o outro anunciando o restante. Sabe se existe alguma RFC que prevê a distribuiçao de tudo pelo mesmo serviço?

    Outra dúvida é se você teria algum script de firewall v6 para iptables…

    Obrigado pelo artigo, ajudou bastante aqui.

    Abraços.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1004
    • Hernan Martinez

      Não é gambiarra não. É assim mesmo por mais estranho que seja. Os padroes da IETF não definiram suporte à DNS nos RAs (Router Advertisement); o que é uma coisa estranha pois no cenário doméstico seria perfeito a não necessidade de DHCP para definir os servidores DNS; e nem suporte a definir gateway no DHCP para IPv6.

      Existem extensões ainda nao padronizadas de se permitir o anuncio de DNS junto com RAs ou de definir o gateway no DHCP.

      http://www.isc.org/community/blog/201111/routing-configuration-over-dhcpv6

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #1007
      • bmeirelles

        Pois é, meio sem lógica. Principalmente para quem precisa de ip fixo para hospedagem. Tenho alguns servidores de email no ar, quando preciso migrar, copio tudo e ativo os serviços no servidor novo, depois configuro o ip valido antigo no servidor novo.Alguns eu amarro pelo MAC. Ainda não entendi muito bem o mecanismo disto, ja que ficar trocando de ip toda vez que migrar o servidor fica inviavel. Outra coisa que tenho notado aqui é que os navegadores não aceitam navegar digitando o ipv6. Eu uso sempre os acessos digitando os ips em servidores web de intranet, acho que ganha performance por nao consultar servidores de nome ou hostname, mas digitando ipv6 nao funciona nem com ie9 e nem com o nightly (beta do firefox 15)

        quero criar um ambiente de testes rodando somente ipv6, mas ta dificil…hehehehe

        Obrigado pelo seu tutorial, me ajudou bastante e com certeza está ajudando bastante gente aqui.

        Abraços.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #1039
        • Hernan Martinez

          O Chrome ate a versão 19 não esta aceitando mesmo, mas o IE 9 aceita sim. Ex:

          http:// [2620:0:1cfe:face:b00c::3]

          ou

          http:// [2620:0:1cfe:face:b00c::3]:80

          VN:F [1.9.11_1134]
          Rating: 0 (from 0 votes)
          #1042
  15. o DMZ qual e o ip que tenho que colocar ? e a do roteador ou do ip da maquina gerada pelo dhcp?
    exemplo :
    ip do roteador : 192.168.1.1
    ip da maquina : 192.168.1.100

    qual deveria colocar?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1033
  16. Coloquei o IPV6, bem, na verdade ainda não preciso migrar, matei a curiosidade e desativei tudo, ainda o Tunnel e muito instavel, e realmente não muda nada. Por enquanto e só curiosidade mesmo!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1083
  17. Fabiano

    Hernan, muito bom o seu artigo, porém tenho uma dúvida: Quando acesso o wireless em casa, eu, ou qualquer pessoa que tentem acessa-la, além de colocar a senha tem que ajustar o TCP/IPV 4 manualmente e colocar os números 8888 no DNS preferencial e 8844 no DNS alternativo, caso não coloque…fica sem acesso a internet. Tem como arrumar isso?!Grato

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1101
  18. Paulo Vasconcellos

    Ola, ja fiz a conta na sixxs e ja tenho o tunel ativo, mas qundo vou para a parte dos comandos no prompt, nao dar certo, logo no primeiro comando diz que nao foi encontrado

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1134
  19. Paulo Vasconcellos

    agora diz que nao pode conectar pois existe um nome duplicado na rede

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1135
  20. Richard Mendes

    Ótimo post, parabéns.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #1150
  21. Jéfferson Andrade

    olá amigo, sera que pode me ajudar ? Contratei a internet de 10 megas da vivo e não consigo conectar nem com o cabo e nem o wi-fi, alias, conecta porem não acessa nenhum site. Entrei na configuração IPv4 e IPv6 do Windows 7 e não ha nenhum dado de IP, como faço para configurar? ou tenho que formatar meu noot ? Se possivel por gentileza, mande a configuração em meu e-mail ok. Muito grato !!!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #1197
  22. gleimison

    cara nao concegui me escrever nesse saite sixxs não aceito meu telefone de forma alguma tentei de todas as maneiras desisti se alguem puder ajuda

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1246
  23. Edi

    Boa noite, Hernan.

    pode me ajudar no seguinte problema, estou com uma rb750 aqui e preciso rodar IP6e4 na rb para os meus clientes, você tem algum tutorial de como fazer o tunnel? Desde já agradeço!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1312
  24. Kaue Dantas

    Uma pergunta aki estou tentando colocar co gateway padrão na programação pra ipv6 só que ele não aceita oque está no prompt de comando oque eu faço?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1317
  25. Boa noite amigo, tudo bem?

    Estou fazendo meu tcc em cima do IPv6 com aplicação em VoIP. Já usou o https://www.tunnelbroker.net em Windows 7? Sabe se funciona? Agradeço.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1344
    • Hernan Martinez

      Sim, funciona (nao tem PoP do Sixxs aqui na Florida, por isso acabei usando o tunnel broker por um tempo. Agora tenho IPv6 nativo do provedore de internet :) ). Toda a parte teorica eh a mesma, comandos netsh etc. A unica parte do Tunnel Broker que eh totalmente diferente eh a parte que manter informado sobre o seu endereco IPv4. O tunnel broker nao tem o AICCU

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #1346

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes