Yahoo Pipes

VN:RO [1.9.11_1134]
segunda-feira, 24 d janeiro d 2011
Por Eduardo Russo, Coop10. Siga no Twitter

Olá, meu nome é Eduardo Russo e faz 3 minutos que não acesso o Google Reader. Sim, sou um viciado em RSS e esse vício me fez querer filtrar o que acesso e até transformar o que não é RSS em RSS.

A melhor maneira que encontrei para fazer isso foi o Yahoo Pipes, que, de maneira resumida, é um gerador de fluxo, com diversas possibilidades de filtros e ações.Para explicar melhor o que o Pipes faz, é mais fácil dar exemplos.

Assinava o feed do Lifehacker completo, mas, meu real interesse eram dicas sobre Macs. Para tal, filtrava com o poder do meu cérebro, tentando, rapidamente, achar a palavra “Mac” nas notícias. Obviamente perdia muito tempo e a taxa de erro era imensa. Fazer um programa em PHP, Ruby on Rails ou qualquer outra coisa similar, seria fácil, mas, não tanto quanto criar um fluxo no Yahoo Pipes.

Para isso, basta ter uma conta do Yahoo, acessar o Pipes e começar a criar. Ou, ainda, buscar por fluxos que outros criaram e que servem ao seu propósito.

Esse do Lifehacker é bem simples, mas dá pra fazer coisas inacreditáveis. Cheguei a criar um fluxo que dava parse num HTML para gerar um RSS. Não é a coisa mais fácil do mundo – qualquer um que já tentou encontrar lógica num HTML sabe do que estou falando –, mas, é bem mais fácil do que fazer seu próprio programa, arrumar um local na web para colocá-lo e só então poder usá-lo.

Como se vê a seguir, meu fluxo pega o feed do Lifehacker e busca em cada campo pelas palavras “mac”, “os x” ou “ios” e colocam isso no output.

Filtros e output do Yahoo Pipes do Lifehacker

Filtros e output do Yahoo Pipes do Lifehacker.

A ferramenta funciona com drag-and-drop. Na esquerda, existem diversas opções de entrada, filtros e lógicas que podem ser aplicadas. Basta selecionar e juntar de maneira sequencial as ações.

Outra sequencia que criei foi para filtrar as novas legendas do Legendas.tv para ver apenas as séries que eu acompanho. Não está 100% ainda, pois a busca é com “ous” e, portanto, tenho que remover coisas como “desperate” para que ele ache “house”, mas não “desperate housewifes”. Mas, com certeza filtrar manualmente algumas coisas incorretas é bem mais fácil do que o processo antigo.

Filtros e output do Yahoo Pipes do Legendas.tv

Filtros e output do Yahoo Pipes do Legendas.tv

Neste exato momento, estou criando um Pipe para tentar transformar em RSS as suspensões de rodízio de SP da CET. Será um parto, mas, sei que é possível. Para ver meus Pipes, basta entrar no meu perfil. Se você tem algum Pipe interessante ou alguma dica e quer compartilhar, deixe nos comentários.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
Yahoo Pipes, 5.0 out of 5 based on 2 ratings
Related Posts with Thumbnails

Eduardo Russo
Eduardo Russo

Formado em Engenharia de Computação pela Poli (2010) e em Design pela Belas Artes (2001), cofundador do Bit a Bit, fundador do Tubelivery e do Faviconit, cofundador da Fábrica de Aplicativos e coordenador de produto do Scup.

Tags: , , , , , ,

5 Comentários para “Yahoo Pipes”

  1. Caio

    Muito legal ver a interação do Blog. Isso deveria ser compartilhado com a comunidade acadêmica. Sugiro que se faça uma busca e indicação aos alunos de instituição de referência no segmento. Como exemplo, cito o IESB em Brasília, vale a pena conferir.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #387
    • Caio,

      a idéia do blog sempre foi divulgar conhecimento (http://cl.ly/4EPa). Iniciou como uma forma de facilitar a vida das próximas gerações de estudantes, que teriam um local com algumas “respostas” para questões difíceis, mas acabou sendo um espaço para discussões diversas. Desde dicas de uso de programas (como esse post), relatos de experiências (postas da #CPBR4 – http://cl.ly/4Een), até desabafos acadêmicos (o post sobre a matéria da Record – http://cl.ly/4EF5 -, que acabou virando um “hit” entre professores da Poli).

      Obviamente temos intenção de divulgar o blog e poder contribuir com outros alunos, assim como incentivar alunos de outras faculdades e cursos a iniciar seu “cantinho” na web. A idéia, porém, é não deixar isso diretamente “ligado” à faculdade, já que isso evita censura e nos permite escrever qualquer coisa, de qualquer maneira. Temos nossas regras, porém com uma “auto regulamentação”.

      Acho que o grande motivo da falta de divulgação e lentidão no crescimento do blog é a falta de tempo e de “saco” de fazer um trabalho de RP. Se tiver como nos ajudar com isso ou precisar de algo para iniciar o mesmo movimento em outra faculdade, conte conosco para ajudar.

      []s

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #390
  2. Muito bom, Russo! Curti!
    Avise aí quando o filtro do rodízio ficar pronto! (Ou de problemas que esteja tendo para outros poderem ajudar)

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #388
    • Desisti do filtro de rodízio… Como já diria o sábio, “Se você tem um problema e acha que a solução para resolvê-lo é com RegEx, agora você tem dois problemas”.

      Precisaria estudar muito a ferramenta pra conseguir colocar cada nova ocorrência de interrupção em uma nova entrada de rss. Consegui gerar uma entrada por ano, já que tem um

      separando os anos, mas, para separar as ocorrências que estão na mesma tabela não sei como fazer.

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #389
  3. Marcio Massaki Horoiwa

    Demais Russo!
    Não tinha idéia do que era exatamente o Pipes. Agora me interessei pelo assunto. :D

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: +2 (from 2 votes)
    #391

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes