Quantificação de movimento em imagens cardíacas

VN:RO [1.9.11_1134]
quarta-feira, 1 d dezembro d 2010
Por Leonardo Mayeda

Olá leitores do Bit a Bit.

Este é meu primeiro post aqui, e venho o fazer para mostrar um pouco do meu projeto de formatura (ainda em andamento) na Escola Politécnica para a comunidade do Blog.

Este trabalho teve início no Instituto do Coração, onde fiz uma iniciação científica, e virou um projeto de formatura.

Quantificação de Movimento em Imagens 4D de Exames Cardíacos

A ineficiência do abastecimento de sangue para o corpo é uma síndrome conhecida como insuficiência cardíaca. A insuficiência cardíaca pode estar ligada ao movimento do coração e seu diagnóstico envolve análise de sequência de imagens do coração. O estudo do movimento do coração é uma tarefa difícil devido a complexidade do movimento deste órgão.

O movimento de expansão e contração das cavidades cardíacas faz com que o coração se comporte como um objeto não rígido que rotaciona, translada, e se deforma tridimensionalmente.

A imagem à direita mostra o ventrículo esquerdo (cavidade que se pretende estudar) em um ciclo cardíaco. (Para ver o movimento, clique na imagem.)

Há diferentes abordagens matemáticas para quantificar movimento em imagens e a escolha da mais adequada depende fundamentalmente das características do movimento que se pretende estudar.

Devido as características do movimento cardíaco, escolheu-se o método do Fluxo Óptico (Optical Flow).

O Fluxo Óptico é um método que basicamente calcula a velocidade de cada voxel (pixel volumétrico) para cada quadro da sequência de imagens.

Foi desenvolvido um protótipo e este consiste basicamente em dois módulos principais, conforme mostra a figura à esquerda.

A idéia é testar o protótipo com imagens artificiais, e posteriormente, com imagens reais de exames cardíacos.

Em breve, trarei mais notícias a respeito do andamento do trabalho.

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Tags: ,

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes