Sistema de Agendamento de HomeCare

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 16 d novembro d 2010
Por Rafael Trapani Possignolo, Coop9,5. Siga no Twitter

Na Saúde, os problemas de superlotação e demora no atendimento fazem parte do cotidiano na vida dos paulistanos. Os poucos hospitais são de difícil acesso para a maioria das pessoas, tendo em vista os problemas de transporte público e trânsito da cidade. Pensando em uma solução para este problema, alunos da Escola Politécnica da USP desenvolveram um sistema que facilitará o agendamento de visitas em domicílio pelos agentes de saúde, “Home Care”.

O sistema desenvolvido pelos alunos recebe informação dos pacientes, em qual lugar eles desejam ser atendidos e onde está cada agente de saúde. Então, levando em consideração distâncias e as janelas disponíveis para atendimento, o sistema traça a melhor rota no mapa para cada agente de saúde, dividindo inteligentemente os pacientes para o menor número de agentes necessários.  O sistema também recalcula as rotas durante o expediente, no caso de algum imprevisto ocorrer ao agente de saúde ou paciente.

Para calcular as melhores rotas, os alunos fizeram uso de um algoritmo genético que, como o próprio nome indica, trabalha com a combinação de genes de uma população, promovendo a seleção natural. Cada solução é representada como um “cromossomo”, o sistema separa os melhores indivíduos para reproduzirem entre si e descarta os piores indivíduos. Nesse processo de seleção natural conduzido, as soluções vão evoluindo e adaptando-se até encontrar-se uma solução satisfatória.

O sistema pode ser usado tanto por Hospitais e Clínicas particulares quanto públicas, pois os equipamentos são de baixo custo e os softwares utilizados são todos open-source.

Os estudantes acreditam que o sistema pode ajudar a diminuir a superlotação dos hospitais ao desafogar casos menos críticos e, por fim, tornar o atendimento mais humanitário tanto para o paciente quanto para o agente de saúde, pois o primeiro estará mais a vontade em sua casa para repousar e o agente perderá menos tempo se deslocando para pacientes que moram muito longe de seu local de origem.

O sistema foi desenvolvido pelos alunos Helio Omoto, Rafael Weffort, Rafael Trapani e Wilson Leão, com a orientação do Prof. Dr. Ricardo Luis de Azevedo Rocha.

Essa página receberá atualizações nos próximos dias, com maiores detalhes a respeito do sistema. Aguarde!

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , ,

6 Comentários para “Sistema de Agendamento de HomeCare”

  1. bernadete

    Gostei desse sistema. Poderia ser interessante até para o SUS. Eu sei que eles tem o programa “saúde da familia”. Penso que ajudaria muito.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #288
    • Wilson Leão

      Oi, Bernadete!

      Nós chegamos a conversar com uma empresa que presta serviços para o governo (para este programa em particular), eles gostaram da ideia, mas não foi muito pra frente…

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #330
  2. Quando fizerem a atualização se possível respondam a minha pergunta…

    Existe uma prioridade no algoritmo de vocês?! Ou os critérios são só os comentados acima mesmo?!

    Achei muito legal a ideia… gostaria de ver rodando em um hospital…

    att

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #289
    • Wilson Leão

      Olá, Lucas!

      Então, não existe uma prioridade ainda. No início nós pensamos em colocar isso e também de ter diferentes especialidades e tipos de tratamento. Porém, acabamos reduzindo o escopo pois o trabalho estava se tornando gigantesco para o tempo que tínhamos.

      O sistema ficou bem legal! Aparece na segunda-feira (9-17h no galpão da administração) para dar uma olhada =)

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #329
  3. O que eu mais gostei foi do “COOP 9,5″!!!

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #298
  4. bernadete

    Parabéns a toda a turma. Tive a oportunidade de observar os trabalhos e achei os temas escolhidos muito interessantes.

    Em especial aos alunos Rafael Trapani, Helio Omoto, Rafael Weffort e Wilson Leão, cuja apresentação eu assiti, parabéns, pela apresentação, pelo TCC, pelo tema.

    Felicidades na carreira. Tenho certeza que todos terão muito sucesso.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #332

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes