BetterWay – Mapeamento colaborativo do Trânsito

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 16 d novembro d 2010
Por Marcio Massaki Horoiwa

Este post descreve brevemente o sistema BetterWay desenvolvido pelos alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, André Ivo Kido e Marcio Massaki Horoiwa, sob orientação da Prof.ª Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff e co-orientação do Prof.º Dr. Claudio Luiz Marte.

O que é o projeto?

O BetterWay é um sistema de navegação veicular para a plataforma iPhone utilizando os recurso de posicionamento global – GPS – e de conexão à internet, para que o usuário possa se localizar em um mapa, obter informações do trânsito em tempo real e obter a melhor rota até seu destino evitando congestionamentos.

As informações das condições de tráfego são obtidas dos próprios usuários da aplicação, de forma automática, independente da ação direta deles e serão concentradas e armazenadas em um servidor dedicado. Elas também são disponibilizadas aos usuários, que poderão visualizá-las na forma de um mapa com uma escala de cores, ou seja, as ruas serão coloridas, variando do vermelho ao verde, indicando condições de congestionamento até tráfego livre.

Justificativa

Com a redução dos preços de navegadores GPS e celulares smartphones que possuem antena GPS, integrada ou não, o uso de navegadores veiculares tem aumentado substancialmente por toda a cidade. Esses navegadores conseguem informar com grande facilidade o menor caminho a ser seguido ou o caminho mais rápido utilizando vias de maior velocidade, porém esses navegadores não levam em consideração as informações de trânsito que podem interferir no tempo do trajeto a ser percorrido e dependendo da condição do trânsito o trajeto que era o mais rápido pode tornar-se o mais demorado nas grandes cidades.

Com a intenção de obter e utilizar as informações de trânsito para reduzir o tempo de viagens utilizando os recursos atuais do iPhone surgiu a idéia de desenvolver o sistema BetterWay.

Visão Geral

O sistema foi separado em duas partes:

  • Aplicação móvel desenvolvida em Objective C para iPhone;
  • Aplicação para servidor Web desenvolvida em Ruby on Rails.

Os usuários acessam o sistema através do dispositivo iPhone por onde enviam e obtém as informações de trânsito, mapeadas por cores nas vias do mapa (Fig. 1) e ícones de eventos em suas respectivas coordenadas (Fig. 2). As informações de velocidades das vias são obtidas através das velocidades de tráfego dos usuários que são enviadas para o servidor automaticamente ao usar a aplicação móvel. Os eventos que podem prejudicar a fluidez do trânsito como por exemplo, semáforo quebrado, blitz policial, acidente entre outros, são reportados pelos usuários e podem conter informações detalhadas e até uma imagem obtida pela câmera do celular.

Fig. 1 - Tela da aplicação móvel - Trânsito

Fig. 2 - Tela da aplicação móvel - Evento reportado

Abaixo segue o diagrama de comunicação do sistema:

Fig. 3 - Diagrama de comunicação do sistema

As comunicações entre o servidor e o iPhone e entre o servidor e a API Google Maps são realizada via WebServices utilizando objetos JSON. A documentação da API Google Maps via WebServices pode ser encontrada nesse link. A API Google Maps é utilizada para obtenção de informações geográficas e para criação de rotas.

Os usuários podem criar rotas através do iPhone. Ao solicitar a criação de uma rota o celular envia informações ao servidor dedicado, que obtém a rota através da API Google Maps, trata as informações e retorna para o celular. A rota é exibida na tela do mapa da aplicação juntamente a posição atual do usuário para que o ele possa seguí-la.

Fig. 4 - Tela da aplicação móvel - Rota


Este projeto foi desenvolvido como trabalho de formatura dos formandos do curso cooperativo de Engenharia de Computação:

  • André Ivo Kido
  • Marcio Massaki Horoiwa

A monografia que explica detalhadamente todos os aspectos do sistema e apresenta discussões dos resultados obtidos poderá ser baixada em breve.

Orientação:
Prof.ª Dra. Selma Shin Shimizu Melnikoff
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais

Co-orientação:
Prof.º Dr. Claudio Luiz Marte
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Departamento de Engenharia de Transportes

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Tags:

Um Comentário para “BetterWay – Mapeamento colaborativo do Trânsito”

  1. Bacana… eu to usando o Waze aqui em Santa Catarina pra isso… mas usei bastante ele em uma semaninha e meia que passei no rio de janeiro agora no final de ano… é bacana que nós usuários mesmos podemos editar inclusive ruas que ele não lista (como é pouco usado no brasil, ainda tá pouco listado.. Usar o google maps pode ser um bom diferencial pra vcs!
    Boa!

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #362

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes