Sistema Veicular De Controle De Velocidade e Informações Rodoviárias

VN:RO [1.9.11_1134]
segunda-feira, 15 d novembro d 2010
Por Fernando Nobre

Este post visa descrever brevemente o sistema de controle de velocidade e informações rodoviárias, que tem como principal objetivo aumentar a segurança nas rodovias, além de providenciar melhor fluidez no trânsito rodoviário. Foi desenvolvido por alunos do curso de Engenharia da Computação da Escola Politécnica da Univ. de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marco Túlio Carvalho de Andrade

Proposta:

Os sistemas computacionais estão sendo cada vez mais empregados em diversas áreas de atividades do ser humano, através da melhoria de processos e sistemas já existentes ou criação de novos sistemas, com o objetivo proporcionar diversos benefícios às pessoas. O presente trabalho é uma sugestão de aplicação de tais sistemas para a automação rodoviária. Atualmente, a tecnologia aplicada nas estradas está voltada para o controle de velocidade dos veículos através de um caráter punitivo. Os radares visam limitar a velocidade dos veículos em uma rodovia através da detecção dos veículos acima da velocidade máxima permitida e aplicação de multas. Porém, a tecnologia não é aplicada a favor do motorista, alertando-o quando ele ultrapassar esse limite de velocidade.

Esse trabalho apresenta o “Sistema veicular de controle de velocidade e informações rodoviárias”. O sistema proposto visa transmitir aos motoristas dos veículos informações dinâmicas sobre o trecho da rodovia em que está trafegando. Essas informações incluem a velocidade máxima permitida no trecho (pois ela pode variar em diferentes trechos da mesma rodovia), buracos na pista, acidentes, obras e condições do trânsito e do tempo. Tendo essas informações, o motorista consegue se preparar melhor para as adversidades que encontrará a sua frente, prevenindo-se e evitando a ocorrência de acidentes, além de aumentar a fluidez do trânsito.

Visão Geral:

Como pode ser visto na figura ilustrativa abaixo, o fluxo basico de funcionamento consiste de uma central administrativa que envia dados para as torres que ficam situadas ao longo da rodovia (MR), que por sua vez repassam os dados para todos os automóveis que passam no raio de alcance da torre. Estes carros tem de ser equipados com o módulo receptor (MV).


Como pode ser visto no diagrama de blocos acima, o sistema é composto de 3 módulos: O sistema da central administrativa que administra as informações que serão passadas para os automóveis, o módulo da rodovia, que fica em torres ao longo da estrada, enviando dados para os automóveis, e o módulo veicular, que fica em cada veículo recebendo os dados do módulo rodoviário e informando o motorista adequadamente.

O módulo rodoviário pode ser resumido pelo seguinte diagrama:

No caso um modem GPRS (Siemens MC35i) recebe os dados da central administrativa via GPRS, e repassa estes dados para o micro-controlador (Texas Instruments CC2510), que então empacota os dados de acordo com o protocolo que definimos, e envia via Radio Freqüência para quaisquer módulos veiculares que estiverem passando no seu alcance.

Definimos a estrutura do protocolo de envio de dados do MR para o MV, para cada tipo de dado (condições climáticas, buracos, trânsito, acidentes, etc) tem um padrão de pacote, segue descrição do pacote para acidentes/obras:

Quem receberá este pacote é o módulo veícular, que pode ser resumido com o seguinte diagrama:

Este módulo recebe os pacotes do módulo rodoviário, via RF, e então faz o processamento devido, dependendo da velocidade do automóvel, ele pode emitir um alerta sonoro, informando excesso de velocidade, ou simplesmente exibir informações no display LCD, como dados climáticos, ou informações de desvios e buracos na pista.

Programa

Cada um destes módulos tem uma rotina, escrita em C, que roda continuamente no micro-controlador CC2510, realizando todo o processamento associado ao sistema. O fluxograma da rotina do MV pode ser vista abaixo:

Este trabalho foi desenvolvido em conjunto pelo seguintes alunos da escola politécnica:

Bruno Nigro

Bruno Igor R. Domingues

Fernando Nobre

Sob orientação do Prof. Dr. Marco Túlio Carvalho de Andrade

Links:

Código fonte do projeto

Em breve: monografia completa

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
Related Posts with Thumbnails

Um Comentário para “Sistema Veicular De Controle De Velocidade e Informações Rodoviárias”

  1. José Marques da Costa

    Prezados,
    A ideia é excelente. Creio que vocês deveriam apresentá-la ao prefeito de São Paulo, sugerindo a execução de um projeto piloto nas marginais do Tietê e Pinheiros. Parece-me que a sua implementação proporcionará resultados positivos, quanto a fluidez do tráfego e a diminuição das colisões e mortes desnecessárias. Possivelmente um motorista mais tranquilo e responsável.
    Vocês já fizeram os testes de campo?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1497

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes