Empresa de hospedagem diz que se o site está no Brasil ele está melhor posicionado no Google

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 24 d agosto d 2010
Por Rafael Barbolo, Coop10. Siga no Twitter

Este post é motivado por uma discussão que eu tive na Comunidade Magento Brasil. Até ontem eles abrigavam um artigo que incentivava os usuários a usarem a hospedagem do KingHost. Eu deixei meu comentário nessa discussão e o artigo foi removido.

Eu também deixei meu comentário no blog oficial do KingHost, porém eles não o aprovaram.

Eu não quero dizer o que penso sobre essas instituições neste artigo (mesmo porque não conheço elas muito bem), mas gostaria de deixar meu comentário a respeito do assunto registrado aqui, no Bit a Bit, que é um blog aberto e sem censura.

Para vender seus serviços, o KingHost argumenta que a localização de um site influencia o posicionamento do seu site no ranking do Google quando a busca é feita no Brasil. Até aí sem problemas, de fato a geolocalização de um site influencia no resultado da busca. Se você buscar por “Barbolo” no Google Brasil e no Google EUA verá que os resultados divergem bastante.

O que eu não achei correto (moralmente e tecnicamente) foi a conclusão deles:

Conclusão, de acordo com palavras do Engenheiro de Software do Google Matt Cuts: Hospedagem no Brasil faz diferença para o teu site ser bem rankeado no Google!


Meu comentário:


O Google pode usar IPs dos servidores como um dos recursos para adivinhar o país de origem de um site. Além deste recurso, ele também pode usar o domínio, a língua do site, os países de origem dos sites que apontam para ele, entre outros. O IP é possivelmente um dos recursos mais insignificantes.

Além disso, o Google oferece em sua Central de Webmasters a opção de você definir o país de origem do seu site. Ou seja, se você quiser hospedar seu site na Lua, mas o conteúdo dele for em português, ou se ele estiver inserido em contextos brasileiros ou se você se cadastrar na central de webmasters e configurar seu país de origem como Brasil, o local de hospedagem pouco importará no ranking brasileiro do Google.

Eu tenho cerca de 4 servidores contratados fora do país, cerca de 10 domínios gerenciados por mim. Nunca tive problema com o ranking do Google por causa disso.

Existem diversos motivos para se hospedar sites no exterior, com certeza o principal é o preço. Você consegue servidores muito melhores por preços muito menores fora do Brasil. O tempo de resposta desses servidores realmente será maior do que o de um servidor hospedado no Brasil (os pacotes trocados com seu computador vão passar por um caminho maior e por uma quantidade maior de roteadores, ou seja, vão demorar mais para chegar em seus destinos). Mas essa diferença é da ordem de milissegundos, o que significa que para a maioria dos sites será insignificante. Outros fatores como banda, processamento ou memória poderão fazer a real diferença no desempenho do seu site.



Também queria aproveitar este post para deixar uma sugestão minha para empresas que entram na Internet:

Se sua empresa está na Internet, com blog, twitter e canais de comunicação, a pior coisa que existe é censurar usuários. Nós ficamos revoltados com isso e perdemos o respeito e consideração por seus serviços.


VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (7 votes cast)
Empresa de hospedagem diz que se o site está no Brasil ele está melhor posicionado no Google, 5.0 out of 5 based on 7 ratings
Related Posts with Thumbnails

Rafael Barbolo
Rafael Barbolo

Engenheiro de Computação e administrador do Bit a Bit. Empreendedor desde 2007. É sócio e cofundador do Kauplus, plataforma de e-commerce que oferece inovadoras experiências de compras online.

Tags: , , , , , ,

12 Comentários para “Empresa de hospedagem diz que se o site está no Brasil ele está melhor posicionado no Google”

  1. #KingHostFail #MagentoBrasilFail
    Claramente, este é aquele típico exemplo de colocar na embalagem do produto, dentro de uma explosãozinha e em letras garrafais: “0% de gordura trans”, que pronto, vai ter gente que vai comprar porque acha que vai emagrecer.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #226
  2. É incrível como quando o assunto envolve algum tipo de tecnologia os “prestadores” partem do pressuposto que os consumidores são imbecis e se utilizam das mais bizarras desculpas para tentar “vender o peixe”. Será que as empresas não entenderam ainda que RESPEITO, EDUCAÇÃO, TRANSPARÊNCIA e HONESTIDADE conseguem fidelizar as pessoas? Pessoalmente acho que deveríamos simplesmente desprezar essas empresas que tentam nos enganar.

    Cada dia mais em busca de um servidor dedicado para não depender de serviços de hosting fajutos e/ou muito limitados.

    Bom post Barbolo! =)

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: +2 (from 2 votes)
    #228
  3. Juliano

    @Rafael, o post no blog da KingHost nao diz que para o site ser bem rankeado no google ele PRECISA estar hospedado em servidores no Brasil. Ele cita que é uma VANTAGEM competitiva para um site estar hospedado no Brasil. Voce mesmo escreveu isto. Em outras palavras, pode sim um site hospedado fora do Brasil estar melhor rankeado do que outro hospedado no Brasil, MAS será muito mais fácil estar melhor rankeado estando hospedado no Brasil, compreende?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: -3 (from 7 votes)
    #229
    • e daí, juliano? por mais que seja um fator (afirmado pelo engenheiro do google), é apenas um fator, e dos pouco influentes. ridiculamente pouco influente, imperceptível, de maneira até dispensável.

      o barbolo não entendeu errado, juliano. ele só reclama da maneira como a kinghost e a comunidade magento brasil repassam a mensagem do engenheiro do google. compreende?

      é óbvio que é de interesse da kinghost (talvez até da comunidade magento brasil, pela censura observada) que os consumidores sejam INDUZIDOS a achar que precisam de uma hospedagem no brasil.

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: +3 (from 3 votes)
      #231
      • Juliano

        @Robertocr, nao sei qual teu conhecimento em SEO, mas se voce estiver atualizado, mas tem se falado muito nesse fator pouco influente nos ultimos eventos de SEO e SEM. Fica dificil voce falar em interesse, censura, sem dados que provem que a informação está incorreta. Fica especulativo d+, puro flame. Sites como BrasilSeo e MestreSeo também batem na mesma tacla, na realidade, reproduzem as palavras do engenheiro do Google.

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: -2 (from 2 votes)
        #233
        • @Juliano, eu verifiquei que você aprovou meu comentário no blog da Kinghost e gostaria de agradecê-lo por isso. Eu achei estranho o artigo da comunidade magento desaparecer e meu comentário não ser aprovado em seu blog, por isso eu iniciei este artigo.

          Eu já estudei bastante SEO, mas assumo que não estou muito atualizado com as novas tendências. Por este motivo, eu tomei o cuidado de acessar a central de webmasters do Google e confirmei os meios de detectar o país de origem de um servidor. Você pode entender como o IP do servidor é usado pelo google no link a seguir: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=62399&hl=en

          Como escrevi no artigo, o IP é usado apenas para adivinhar o país de origem do site. Se o site tiver um domínio regional (no caso do brasil é o .br), então o IP não é levado em conta. E se na central de webmasters você definir o país de origem do seu site, o IP também não será considerado. Por este motivo, muito raramente o país em que o servidor está localizado influenciará no posicionamento do Google.

          Eu não quis exagerar muito neste artigo, escrevi de cabeça fria. Mas confesso que poderia ter pegado mais leve. Eu acho que vocês usaram uma informação confusa e mal explicada, e com o sentimento de que havia sido censurado, quis abrir o comentário no Bit a Bit, que é um blog para discussões saudáveis.

          Por fim, gostaria de entender se os pontos que estou colocando estão incorretos e se realmente estiver sendo injusto da forma que apresentei a situação, terei o prazer de lhe pedir desculpas.

          VN:F [1.9.11_1134]
          Rating: +1 (from 1 vote)
          #234
          • Juliano

            Tranquilo :-) Esclarecedor… vamos revisar o post e atualizar com esta informação!

            VA:F [1.9.11_1134]
            Rating: 0 (from 2 votes)
            #235
  4. uma coisa que é ruim de servidores no exterior é a conexão remota ao mysql… se vc desenvolve localmente, mas conectando com o banco de dados de lá, espera muito mais por causa dos pacotes perdidos
    usar algum programa gerenciador de mysql (mysql gui tools) tb é consideravelmente mais lento… não o bastante pra não compensar, mas irrita…

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #230
    • Eu não tenho mto esse problema não.

      Fazendo testes agora, o tempo de resposta médio de um PING é de 150 milissegundos (servidor da GNAX em Atlanta/USA).

      VN:F [1.9.11_1134]
      Rating: 0 (from 0 votes)
      #236
      • o problema não é o latency, e sim os pacotes perdidos, fazendo qquer query grande ao servidor mysql remoto demorar pra responder
        um site no seu localhost consegue conectar com o mysql remoto com rapidez?
        quem gosta de usar o phpmyadmin não sente esse problema, mas quem usa o mysql query browser sente

        VA:F [1.9.11_1134]
        Rating: 0 (from 0 votes)
        #237
  5. tiago

    cara parabens pelo seu site rapaz poderia me dar uma ajuda em meu site dicas de seo tem como voce ver se meu site esta bem otimizado http://www.franquiasrastreadores.com

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1202
  6. Excelente contraponto, com uma linguagem simples. O título me levou a crer que era determinante ter hospedagem no Brasil, mas com argumentos esclareceu que não há motivos para se preocupar onde está hospedado o site.

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #1348

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes