Spam enlatado!

VN:RO [1.9.11_1134]
terça-feira, 10 d novembro d 2009
Por Nathalia Sautchuk Patrício, Coop9. Siga no Twitter

O SPAM (com letras maiúsculas) é um presunto condimentado (SPiced hAM) e enlatado americano, fabricado pela Hormel Foods desde 1930.

Mas o que esse alimento tem a ver com a internet? É uma história bastante curiosa que descobri quando estagiava no NIC.br.

Presunto Condimentado SPAM

Presunto Condimentado SPAM

A data “oficial” do “nascimento” do spam eletrônico pode ser considerada como 5 de março 1994. Neste dia, dois advogados, Canter e Siegel, enviaram uma mensagem sobre uma loteria de Green Cards americanos para um grupo de discussão da USENET. O ato de enviar uma mensagem de propaganda para um fórum sem foco no assunto causou espanto e revolta em muitos assinantes do grupo.

No dia 12 de abril de 1994, o ato se repetia mais uma vez, mas com o envio da mesma mensagem para diversos grupos de discussão da USENET. Nesse novo envio foi utilizado um programa capaz de automatizar o envio em massa da mensagem de propaganda.

As reações dos usuários foram imediatas e negativas. O grande número de mensagens trocadas sobre o assunto comprometeu o desempenho da rede, causando um dos conhecidos efeitos colaterais do spam.

Durante as discussões sobre o ocorrido, surgiu a referência ao termo spam, relembrando uma cena do programa de TV do grupo inglês Monty Python, onde vikings inconvenientes estavam em uma lanchonete, repetindo diversas vezes a palavra “spam”, referindo-se ao presunto condimentado enlatado americano. A cena pode ser vista abaixo…

Monty Python – Spam

A repetição da palavra SPAM tantas e tantas vezes, incomoda e perturba. As sensações e as reações são muito parecidas com aquelas experimentadas pelos usuários que receberam repetidas vezes a mesma mensagem postada na USENET, sobre a loteria de Green Cards.A partir de então, o termo spam passou a designar e-mails não solicitados. Se você quiser saber um pouco mais sobre spam e como combatê-lo, acesse o site Antispam.br do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 5.0/5 (5 votes cast)
Spam enlatado! , 5.0 out of 5 based on 5 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , ,

3 Comentários para “Spam enlatado!”

  1. Gostei bastante. Interessante saber de onde aparecem conceitos tão utilizados no dia-a-dia.

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #78
  2. Fabiano

    Mas o enlatado eh razoavelmente gostoso!
    Pode colocar embed nos comentarios?

    De Random at London

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #85
  3. [...] This post was mentioned on Twitter by nathysautchuk and Yuri Duarte Corrêa, Fabio Ortega. Fabio Ortega said: Mudou minha vida! RT: @bit_a_bit: Spam enlatado! http://bit.ly/1PXOGM [...]

    #87

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes