Apresentando o Microsoft Tag

VN:RO [1.9.11_1134]
quinta-feira, 5 d novembro d 2009
Por Roberto Sonnino, Coop10. Siga no Twitter

Atualmente, uma das grandes tendências em tecnologia é tentar conectar o mundo virtual com o real. A maneira mais usual de fazer isso é usando dispositivos móveis; veja a popularidade de apps de Realidade Aumentada no iPhone por exemplo.

App de Realidade Aumentada para Iphone

Existem muitas maneiras de fazer essa conexão, e uma das mais simples é usando etiquetas visuais que podem ser lidas pela câmera do celular. O exemplo mais comum de etiqueta é o QR Code, da companhia japonesa Denso-Wave, que usa códigos 2D monocromáticos e contém uma quantidade de dados proporcional ao tamanho da imagem.

QR Code

QR Code

O QR Code é um formato de codificação – todo o conteúdo deve estar presente na etiqueta visual. Isso é uma grande desvantagem porque o produtor acaba tendo que limitar a quantidade de dados ou fazer etiquetas enormes. Além disso esse formato não aproveita ao máximo as câmeras de celulares, porque:

  • ele precisa de uma câmera de definição razoável para funcionar e
  • ele não usa cores para fazer os códigos, perdendo a oportunidade de compactar mais a etiqueta

Para concorrer com formatos como esse a Microsoft Research criou o HCCB (High Capacity Color Barcode), que é um formato que usa triângulos coloridos para codificar os dados. Por causa disso, as tags são legíveis câmeras de baixa qualidade, mesmo em tamanhos minúsculos – segundo testes em laboratório, com um código de 8 cores já conseguiram compactar o equivalente a 550 caracteres em um centímetro quadrado de forma legível.

High Capacity Color Barcode

Porém, a principal limitação desse tipo de etiqueta ainda é que o conteúdo por si só continua limitado ao tamanho. A solução encontrada pela Microsoft foi o Microsoft Tag, um serviço de criação e gerenciamento de etiquetas que permite criar etiquetas de 4 cores e tamanho fixo que armazenam números únicos.

Esses números são associados no servidor a conteúdos como texto, URLs, vCards, imagens ou vídeo. Dessa forma, quando a Tag é lida por um software especial, o número é enviado ao servidor da Microsoft e o conteúdo é enviado de volta. Assim, o limite de dados é muito maior – veja por exemplo uma URL codificada com QR Code e com a Tag:

Comparação QRCode, Datamatrix Code e Microsoft Tag

Além disso, o sistema faz estatísticas de uso das Tags e tem um SDK que automatiza a criação de Tags, o que é muito útil para quem gerencia o conteúdo. As Tags também podem ser personalizadas, para se integrar melhor no design que está em volta:

Microsoft Tag (design balões)Microsoft Tag (design infantil)

E os usos da tecnologia são muito variados: você pode ligar uma caixa de um produto a um site, adicionar mais informações numa propaganda, ou mesmo desenvolver aplicações inovadoras para celulares. Para saber mais, não deixe de ver o blog da equipe do Microsoft Tag, que tem um podcast semanal com dicas de aplicações interessantes da Tag.

O Microsoft Tag é grátis e funciona em todos os smartphones com camera e internet (lista completa em http://www.microsoft.com/Tag/Content/faq/allDevices.aspx). Para baixar, visite o site http://gettag.mobi/ no seu celular. Se você baixar, experimente com essa Tag ligada ao URL do Bit a Bit:

Microsoft Tag - Bit a Bit

Para saber mais:

VN:F [1.9.11_1134]
Rating: 4.4/5 (5 votes cast)
Apresentando o Microsoft Tag, 4.4 out of 5 based on 5 ratings
Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , , , ,

9 Comentários para “Apresentando o Microsoft Tag”

  1. Caramba, muito interessante!

    Achei que visualmente é muito melhor que o QRCode. E a lista de celulares compatíveis é bem grande.

    Eu tinha uma ideia de fazer um aplicativo que lia QRCode, mas o maior problema é que poucos celulares conseguiam ler o código direito. Com o Tag parece que essa barreira não existe.

    Você já fez algum aplicativo com a API do Tag? É fácil?

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: +1 (from 1 vote)
    #47
    • Barbolo,

      Nosso projeto da Imagine Cup 2009 (campeão mundial em Mobile, campeão brasileiro e 3o lugar mundial em Software Design) usa Tags para identificação. Dá uma olhada no vídeo em http://www.youtube.com/watch?v=hd3-H_oRMHw .

      A API é bem complexa, e a gente fez uma mega-gambiarra pra fazer funcionar. O ideal é usar os URLs + um sistema de links pra redirecionar o browser do celular pra onde vc quiser. O Tag SDK só automatiza a criação desses “links”.

      Abraços

      VA:F [1.9.11_1134]
      Rating: +1 (from 1 vote)
      #48
  2. Você sabe dizer qual o tamanho da informação que dá pra armazenar em um Tag?

    Me disseram que o QRCode consegue armazenar até 1MB de dados.

    Estava pensando em armazenar uma foto (sequência de bytes) em um Tag e recuperá-la.

    VN:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #49
  3. victornpb

    Voce sabe se existe algum programa para gerar as tags no windows de modo offline, sem precisar usar o site da microsoft?

    VA:F [1.9.11_1134]
    Rating: 0 (from 0 votes)
    #168

Deixe um Comentário

Spam Protection by WP-SpamFree

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes